Página inicial > Notícias > Aluna da UFABC é premiada em processo seletivo internacional “Amplify Scholarship 2023”, da OPTICA Foundation

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 16h47

Letícia Foiani, estudante do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC e participante do programa de iniciação científica, foi agraciada com um scholarship da OPTICA Foundation, organização que realiza atividades de incentivo e apoio à sociedade estudantil em início de carreira em todo o mundo.

O scholarship (apoio estudantil concedido pela OPTICA) é direcionado aos cientistas pretos das áreas de óptica/fotônica ou engenharia. Concorreram estudantes do mundo todo e apenas 10 foram selecionados (destes apenas dois brasileiros) e premiados com a quantia de $7.500 (dólares americanos) para aplicar nos estudos, como forma de estimular os estudantes na geração de novas oportunidades e incentivar à continuidade dos estudos e construção de suas carreiras.

Além do prêmio em dinheiro, os discentes selecionados ganharam um programa de mentoria que será ministrado por um professor selecionado por eles, um ano de mebresia na OPTICA e a participação no curso Amplify Black Voices in Science, que acontecerá em Washington no final do ano.

A escolha dos 10 estudantes foi feita por uma banca avaliadora composta por 10 membros (professores da OPTICA e/ou representante de empresas parceiras), e considerou o mérito acadêmico e a necessidade dos candidatos. Cada um dos estudantes submeteu ao Amplify Scholarship 2023 um plano para a utilização do prêmio financeiro além de histórico escolar, histórico em pesquisa, cartas de referência e uma carta de motivação.

OPTICA UFABC Student Chapter

A Universidade Federal do ABC possui um braço da OPTICA na instituição, denominada OPTICA UFABC Student Chapter, coordenada pelo professor Doutor Antônio Ranha Neves. A entidade estudantil (patrocinada pela Fundação OPTICA) visa à geração, aplicação e disseminação de conhecimentos sobre óptica e fotônica. No âmbito da UFABC, a entidade estudantil trabalha com a divulgação científica e apoio aos alunos e pesquisadores.

O suporte dado aos estudantes pela OPTICA Foundation, e facilitado pela OPTICA UFABC Student Chapter pode, ainda, contemplar o envio de revistas mensais sobre inovações nas áreas fins, descontos nas taxas de inscrições em eventos da Fundação, apoios de pesquisa (como, por exemplo, para publicação de artigos científicos), possibilidade de network com professores estrangeiros, entre outros. O apoio é concedido não apenas aos estudantes de cursos de física, mas para todos aqueles que usam equipamentos de óptica/fotônicos em suas pesquisas, independente da área de formação.