Página inicial > Notícias > Alunas e professoras da UFABC são premiadas em evento da Sociedade Brasileira de Ciência da Computação

Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 17h00

Dois trabalhos de autoria de alunas e professoras da UFABC foram premiados no XV Women in Information Technology (WIT), evento realizado durante o XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que ocorreu entre os dias 18 e 23 de julho de 2021, em edição online. Trata-se de uma iniciativa da SBC para discutir assuntos relacionados a questões de gênero e à Tecnologia de Informação (TI).

Entre as autoras dos artigos premiados, há professoras e alunas da graduação – Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BC&T) – e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. O grupo integra, também, a equipe do Laboratório de Informações em Redes e Tecnologias Educacionais (LIRTE) da UFABC e do Coletivo Mirtha Lina (cMIn@).

De acordo com a professora Carla Rodriguez, “esse prêmio é extremamente relevante para o nosso coletivo, pois impulsiona as ações e inspira outras meninas e mulheres a seguirem na área”.

Os artigos premiados foram:

1. Relato de Experiência: Comunidade de Inteligência Artificial para Mulheres

2. Relato das atividades e dificuldades do Coletivo Mirtha Lina em meio à pandemia de Covid-19

O primeiro, cuja principal autora é a aluna Poliana Nascimento Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, recebeu o prêmio de melhor artigo completo do evento e refere-se ao projeto AI Girls, uma comunidade de tecnologia que incentiva a atuação feminina na área de Inteligência Artificial. Segundo a aluna Poliana, o grupo realiza eventos abertos a todas as interessadas, e já conta com mais de 5.500 seguidores em redes sociais como o LinkedIn.

O segundo artigo é de autoria de uma equipe do Coletivo Mirtha Lina (cMIn@), composta por professoras e alunas do BCC e do BC&T (Camila Sass, Beatriz Chicaroni, Lara Tenore, Lidia Ferreira, Maria Eduarda Brandão, Melissa Lins, Poliana Ferreira, Rosimeire Santana, Carla Rodriguez, Denise Goya, Rafaela Rocha e Lania Ferreira).

Para as integrantes do cMIn@, iniciativas como o WIT são de suma importância, em virtude da baixa representatividade feminina na área de tecnologia. Elas relatam a importância de sua participação: “Poder participar do evento foi bastante enriquecedor. Ver tantos trabalhos incríveis – em sua maioria desenvolvidos e apresentados por mulheres e para mulheres – nos inspira a continuar nosso trabalho e também abre novos horizontes de possibilidades, seja através de parcerias com outros projetos ou ideias de novas ações, que saltam à mente ao ver tantas atividades incríveis sendo desenvolvidas por todo o Brasil”.

E enfatizam, também, a relevância das premiações: “Ter o trabalho de uma de nossas alunas premiado como best paper nos enche de orgulho, e nos motiva a seguir mobilizando novas e diversificadas ações para ampliar a participação das mulheres nas áreas de tecnologias e STEM. A menção honrosa foi bastante especial para nós, não só pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido em 2020 e por nos dar mais confiança para seguir após um ano difícil – em que suspendemos nossa principal atividade, os cursos, por conta da pandemia –, mas por poder levar nossa homenagem à professora Mirtha, que tanto nos inspira, para um número maior de pessoas. Saímos do WIT com ainda mais vontade de impactar a comunidade interna e externa da UFABC com nossas ações, como os projetos de extensão (Mirtic@ e UFABC para MiN@s), divulgações em redes sociais, cursos e eventos (Workshop Diversão Séria e Dias da Ada), todos apoiados pelo LIRTE/UFABC”.

cmin2021

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC