Página inicial > Notícias > Aluno da UFABC apresenta projeto de integração científica na Turquia

Aluno da UFABC apresenta projeto de integração científica na Turquia

Publicado: Sexta, 19 de Setembro de 2014, 14h09

O mundo anda cada vez mais globalizado, mas a ciência ainda é feita com diferentes características ao redor do mundo. A solução para o entrave de uma pesquisa na Austrália, por exemplo, pode estar literalmente do outro lado do mundo. Para alimentar esse diálogo mútuo tão necessário, pesquisadores procuram cada vez mais interagir com colegas de outros países e continentes.

Pensando nisso, o aluno da UFABC Thiago Ribeiro de Alencar decidiu criar o Networking Without Borders (Networking Sem Fronteiras), iniciativa de integração científica entre alunos de carreiras da área de exatas de todo o mundo. "No exterior, senti que precisava de reuniões online com minha orientadora (Patrícia Teixeira Leite Asano) de doutorado para continuar a pesquisa. Com esta experiência, percebi que, por meio de ferramentas de TI e internet, era possível coordenar projetos e pesquisas em conjunto entre diferentes países com reuniões online", explicou.

Para aumentar a visibilidade, o projeto ganhou um grupo em uma rede social e um endereço de e-mail. Os trabalhos gerenciados pelo grupo têm um coordenador em cada universidade. "Mas o projeto é aberto para todos os estudantes de exatas que queiram promover ciência, tecnologia e engenharia", explicou.

Entre os dias 29 e 31, Alencar apresentou o Networking Sem Fronteiras no First IEEE PES Student Congress, realizado em Ancara, na Turquia. Além de Alencar, a aluna Jaqueline Gomes Cardoso também representou a UFABC no evento. O projeto conta atualmente com 34 universidades de 24 países. "Tive a oportunidade de apresentar o Networking Without Borders e houve uma grande aceitação do projeto entre os pesquisadores lá presentes", disse Alencar.

Ele participa de outro projeto, também apresentado em Ancara: o Engineering in school (Engenharia na escola), no qual universitários visitam escolas de Ensino Médio para, por meio de apresentações, motivar jovens a cursar ciência, tecnologia e engenharia. "Nesse trabalho, alinhávamos diferentes áreas da Engenharia, fazendo do projeto uma experiência também interdisciplinar", afirmou Alencar.

Aluno de graduação do Ciência Sem Fronteiras na Austrália, Alencar fundou o primeiro capítulo estudantil da sociedade de energia - (PES) Power and Energy Society - do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), na Monash University, a instituição australiana que o recebeu. "Decidi abrir o capítulo na Austrália para replicar a experiência que havia tido no Brasil, na UFABC", explicou ele, que também fundou o mesmo capítulo na UFABC. O projeto Networking Without Borders é liderado pelos capítulos estudantis do IEEE PES na UFABC e Monash University, que realizaram a primeira parceria pioneira internacional entre os estudantes do IEEE em dois continentes.

Alencar planeja sua volta ao Brasil para o próximo mês, quando pretende conciliar o doutorado em Energia e a graduação em Engenharia de Gestão com os novos projetos. "No Brasil, voltarei à rotina acadêmica da UFABC e vou manter os trabalhos que iniciei no exterior com ajuda do Capítulo estudantil do IEEE PES na UFABC", afirmou.