Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno da UFABC é aprovado em um dos intercâmbios mais concorridos da América Latina
Início do conteúdo da página

Aluno da UFABC é aprovado em um dos intercâmbios mais concorridos da América Latina

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 14h33

Alessandro Paulino, aluno do BCH, terá a oportunidade de aprimorar as habilidades necessárias para o bom desempenho do serviço público, além de representar, no exterior, a UFABC e o Brasil.

A Fundação Botín criou em 2010 o programa “Fortalecimiento de la Función Pública en América Latina”, que é destinado a universitários latino-americanos de excelência acadêmica, e com vocação para o serviço público para ampliar seus conhecimentos sobre os principais desafios da função pública e refletir sobre o papel do Estado nos dias atuais. Assim sendo, o objetivo do programa é oferecer treinamento aos alunos participantes para que possam contribuir no aperfeiçoamento do serviço público, também para o desenvolvimento social, econômico e sustentável de seus países de origem. Os treinamentos estão distribuídos nas seguintes áreas: Políticas Públicas, Ética Pública, Criatividade e Inovação, Liderança e Habilidades Pessoais, e Tendências Globais e Sustentabilidade.

foto alessandro paulino aluno da Universidade Federal do ABC selecionado para o programa da funcacao botinNa 12ª edição do programa, houve cerca de 1.000 candidatos finalistas, de 450 universidades da região. Dentre todos eles, Alessandro Paulino Pereira, aluno do Bacharelado em Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC, foi selecionado para participar e integrar o grupo de 32 universitários latino-americanos com alto potencial e vocação para o serviço público que participarão deste programa intensivo de capacitação. Neste programa, Alessandro terá a oportunidade de aprimorar suas atitudes e habilidades necessárias para o bom desempenho do serviço público, além de representar nossa universidade e nosso país.

A edição deste ano terá início no dia 18 de outubro de 2021, com um ciclo de sessões online, seguidas de treinamentos presenciais na Espanha (nas sedes da Fundação Botín em Madri e Santander, e na Universidade de Salamanca) e na Colômbia (na Universidad de Los Andes). As atividades presenciais se encerrarão no dia 2 de dezembro de 2021. Durante o programa, os alunos têm a oportunidade única de participar de aulas, workshops, e conferências com professores e personalidades de grande relevância no serviço público, e contam ainda com visitas técnicas e atividades que ajudam a desenvolver habilidades, competências e atitudes necessárias para sua vida profissional.

Os alunos participantes são acompanhados por uma equipe de profissionais em gestão de projetos, e trabalham em equipes para desenvolver um projeto de inovação que responda um problema público em seu ambiente, projeto este que é defendido diante de especialistas da área. Ao final do programa, os alunos têm a oportunidade de integrar a Rede Alumni de Servidores Públicos da América Latina, que já conta com mais de 370 jovens de 20 países, que se formaram em uma das 11 edições anteriores. Trata-se de um resultado bastante significativo, construído ao longo dos anos, e que a médio prazo visa fortalecer as instituições públicas da região e prestigiar a Função Pública nos países latino-americanos.

No que diz respeito à UFABC, a internacionalização é considerada fundamental para a excelência acadêmica, como um processo que ajuda a maximizar a qualidade de todas as atividades da universidade (ensino, pesquisa e extensão) e principalmente o alcance e o impacto do conhecimento localmente produzido. Considerando que a internacionalização se manifesta em um ambiente de padrão internacional em ensino, pesquisa e extensão, programas e oportunidades como a oferecida pela Fundação Botín proporcionam uma formação ainda mais ampla e plural para os membros da comunidade acadêmica, já que o estímulo à mobilidade dos estudantes é uma maneira de potencializar a internacionalização da instituição. Em seu depoimento, Alessandro reconhece a importância da proposta pedagógica da UFABC em sua formação, e em relação ao processo seletivo, destaca: “ao longo da última fase, houve demonstração de profundo interesse pela proposta interdisciplinar da universidade, além da sua preocupação com a diversidade de estudantes e fomento de um olhar crítico para a sociedade”.

Alessandro ainda explica como o processo seletivo foi muito enriquecedor, oferecendo uma oportunidade para aprimorar a sua percepção sobre os seus interesses, aspirações e possibilidades a partir da sua trajetória acadêmica, que incluem a participação em projetos de extensão oferecidos pela PROEC, oportunidades de realizar os cursos de idiomas oferecidos pelo NETEL, a participação no Programa de Mobilidade Virtual da AUGM organizado pela ARI e as bolsas socioeconômicas da PROAP: “Sem essas oportunidades, e sem o apoio dos amigos, professores e de muitos profissionais da universidade, talvez estivesse muito mais distante de ter essa oportunidade, ainda mais em uma conjuntura tão difícil como a que estamos vivendo”.

A participação de nosso aluno no programa será um ato fortalecedor do quadro institucional da região, uma vez que os participantes se identificam com os princípios da Integridade, Proatividade e Vocação no Serviço Público. Certamente nossa universidade e nosso país estarão bem representados no programa “Fortalecimiento de la Función Pública en América Latina”.

Consulte o depoimento completo de Alessandro Paulino Pereira na página da Assessoria de Relações Internacionais.


Texto elaborado pela Assessoria de Relações Internacionais da UFABC.

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página