Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno de doutorado da UFABC receberá o Prêmio Aachen da Paz 2020
Início do conteúdo da página

Aluno de doutorado da UFABC receberá o Prêmio Aachen da Paz 2020

Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 16h45

Estudante da Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território representará organização não governamental de defesa dos direitos humanos em premiação concedida na Alemanha

O doutorando Benedito Roberto Barbosa, aluno do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC, sob orientação do Prof. Dr. Francisco de Assis Comarú, é um dos contemplados pelo Prêmio Aachen da Paz 2020, a ser concedido em dezembro, na Alemanha.

Advogado e educador social, Benedito receberá a premiação em nome do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, pela assistência jurídica e social prestada a populações vulneráveis, sem-teto e ameaçadas de despejo na cidade de São Paulo. Trata-se de uma organização não governamental e sem fins lucrativos que atua, desde 1988, em defesa dos direitos humanos e da inclusão social de moradores de cortiços, favelas e habitações precárias, pessoas em situação de rua e catadores de materiais recicláveis, por uma sociedade mais justa e solidária.

Pesquisador colaborador do Laboratório Justiça Territorial (LabJUTA) da UFABC, Benedito concluiu, em 2014, o mestrado em Planejamento e Gestão do Território da UFABC, intitulado ‘Protagonismo dos movimentos de moradia no centro de São Paulo: trajetória, lutas e influências nas políticas habitacionais’. Atualmente, no doutorado, pesquisa e atua sobre a temática dos trabalhadores ambulantes e sua relação com o planejamento urbano das cidades. 

A solenidade de premiação será realizada na Alemanha, em 10 de dezembro de 2020 – Dia Internacional dos Direitos Humanos –, com a participação do advogado e político alemão Gregor Gysi. O ativista Pére Antoine Exelmans, destacado defensor dos refugiados no Marrocos, também receberá o prêmio.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página