Página inicial > Notícias > Aluno mapeia drogas utilizadas no golpe ‘Boa noite Cinderela’

Aluno mapeia drogas utilizadas no golpe ‘Boa noite Cinderela’

Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2010, 14h58
O aluno Diogo Lima da Silva realiza desde o ano passado um trabalho para seu mestrado em química que visa desenvolver um método analítico para detectar e quantificar as principais drogas utilizadas no golpe 'Boa noite Cinderela'.

Com orientação da professora Elizabete Campos de Lima, o trabalho que estuda as composições GHB, GBL e 1,4-BD em bebidas e amostras apreendidas pode sugerir um método rápido, conclusivo e barato para determinação dessas drogas em investigações de assalto e estupro envolvendo o golpe. "A intenção para análise em bebidas é ajudar na resolução de casos envolvendo golpes, pois o tempo de vida dessas drogas no organismo é muito baixo, entre 1 e 2 horas no sangue e 12 horas em urina", explica Diogo.

As drogas para análises são cedidas pela Polícia Científica de Santo André e também estabeleceu-se um contato no congresso em Ribeirão Preto para obter amostras apreendidas em Mogi das Cruzes. "A metodologia para análises em bebidas é feita adicionando-se uma alíquota conhecida das drogas nas mesmas para, então, se conduzir um método de extração das drogas destas bebidas para análise. Estamos utilizando água, energético e coca-cola", conta.

Atualmente essas substâncias também vêm sendo utilizadas como drogas recreativas em raves e casas noturnas. São comercializadas principalmente com o nome de ecstasy líquido e é capaz de causar sensação de euforia quando ingeridos em baixas doses.

A quantificação dessas drogas em amostras apreendidas é importante para traçar rotas do tráfico de drogas. Uma das possíveis utilizações do trabalho desenvolvido por Diogo é determinar a origem das drogas apreendidas. Segundo o pesquisador, isso serve para gerar subsídios na investigação de tráfico de drogas e traçar estratégias para ações policiais.

O que diferencia a utilização para recreação com o golpe é a quantidade ingerida. Segundo dados da literatura, são necessárias doses abaixo de 0,7 gramas para conseguir efeitos eufóricos e doses acima de 2 gramas para sedar um indivíduo. Entretanto, o uso recreativo traz perigos, pois não se sabe exatamente a quantidade da droga presente em uma solução comercializada e, portanto, overdoses podem acontecer. Altas doses consumidas podem levar ao coma e à morte.

Por esse trabalho, Diogo foi um dos escolhidos para realizar uma apresentação oral no II Encontro Nacional de Química Forense. O evento aconteceu em Ribeirão Preto entre os dias 8 e 11 de dezembro e reuniu os principais pesquisadores da área de química forense do Brasil, peritos federais, peritos estaduais, pesquisadores estrangeiros e estudantes.

20/12/2010