Página inicial > Notícias > Alunos da UFABC ganham 4º lugar em competição internacional de robótica

Alunos da UFABC ganham 4º lugar em competição internacional de robótica

Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2011, 18h27
A equipe Gamma formada pelos alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da UFABC Alexandre Heideker, Bruno Moreno Santos e Felipe Tetsuo Matsushita conquistaram o 4º lugar no Latin American Robotics Competition (LARC). Estiveram presentes 24 equipes vindas de países da América Latina e somente cinco delas participaram da final. Neste ano, a competição foi realizada entre os dias 01 e 04 de outubro, na Pontificia Universidad Javeriana, localizada na capital colombiana.

O objetivo da competição era construir um robô autônomo para colher – em menor tempo - grãos de café representados por bolas de golfe em árvores artificiais. Os grãos selecionados deveriam ser os maduros (de cor vermelha) e super maduros (azulados). Os de coloração verde deveriam permanecer nas árvores. Após a colheita, o robô os separariam em duas caixas: uma para os maduros e outra para os super maduros.

foto-competicao-de-robotica
Equipe Gamma

Os discentes também conquistaram outro prêmio: o primeiro lugar na 11ª Competição Brasileira de Robótica, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de setembro, em São João Del Rei, em Minas Gerais. Os alunos venceram na categoria IEEE Livre, vencendo times da USP – São Carlos e UFSC por 53 a 3 pontos.

A conquista da equipe Gamma teve auxílio da UFABC, que disponibilizou a estrutura necessária para a produção do robô e custeou as passagens aéreas, hospedagem e também as inscrições para participação. Os alunos tiveram como orientadores os professores Wagner Tanaka Botelho e Maria das Graças Bruno Marietto, além do apoio da Reitoria, do Prof. Valdecir Marvulle, diretor do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC), e de seu vice-diretor, Prof. Edson Pimentel, da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), além de profissionais do Multiusuário e da empresa CRIO Digital.

Entre os demais professores e funcionários que apoiaram a equipe estão os professores Ana Lorena,  Denise Consoni, Fernando Sales,Marcelo Zanchetta do Nascimento e Macio Oikawa. Já os servidores são Quélita Souza, Elaine Konno Rocha, Josiane Metzner e Lucieni Gomes.

18/10/2011