Página inicial > Notícias > Alunos da UFABC ganham competição nacional de robótica

Alunos da UFABC ganham competição nacional de robótica

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2011, 14h02
Entre os dias 18 a 21 desse mês, a equipe Gamma, representando a UFABC, formada pelos alunos Alexandre Heideker, Bruno Moreno Santos e Felipe Tetsuo Matsushita participou da 11ª Competição Brasileira de Robótica e ficou com o primeiro lugar na categoria IEEE Livre, vencendo os times da USP-São Carlos e UFSC por 53 a 3 pontos. Os orientadores dos discentes foram os professores Wagner Tanaka Botelho (CMCC) e Maria das Graças Bruno Marietto (CMCC).

O mestre pela UFABC, Robson dos Santos França, também auxiliou significativamente a equipe. Essa conquista da equipe Gamma teve apoio do Centro de Matemática, Computação e Modelagem (CMCC) na figura de seu diretor Valdecir Marvulle, de servidores da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), do Multiusuário e da empresa CRIO Digital. Além disso, alguns professores e funcionários apoiaram a equipe. Pode-se citar a Profa. Ana Lorena, Profa. Denise Consoni, Elaine Konno Rocha, Josiane Metzner, Prof. Fernando Sales, Lucieni Gomes, Prof. Marcelo Zanchetta do Nascimento, Prof. Macio Oikawa e Quélita Souza.

alunos_competicao-de-robotica
Equipe Gamma com o robô vencedor

Havia diversas universidades participando do evento como a USP de São Carlos, a UNEB (Universidade do Estado da Bahia), a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre outros.

O objetivo do campeonato era construir um robô autônomo que colheria grãos de cafés de três árvores artificiais. Os grãos selecionados deveriam ser os maduros (de cor vermelha) e super maduros (azulados) e os deixados, aqueles de coloração verde. Após colhê-los, o robô os separaria em duas caixas: uma para os maduros e outra para os super maduros.

Após essa vitória, o próximo passo dos discentes é concorrer no 11º Concurso Latino Americano de Robótica para Estudantes, que acontecerá de 1 a 4 de outubro em Bogotá, Colômbia. A meta desse torneio é a mesma que a encontrada na competição brasileira. Nesse período de preparação, os alunos estão aperfeiçoando a máquina para conquistar mais esse desafio.

Além da equipe Gamma, diversos times brasileiros terão a oportunidade de competir, no entanto somente os alunos da UFABC estarão aptos a representar o Brasil nesse evento.

27/09/2011