Página inicial > Notícias > Aos 7 anos, UFABC lidera ranking no quesito internacionalização

Aos 7 anos, UFABC lidera ranking no quesito internacionalização

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2013, 09h28

A UFABC lidera a edição 2013 do Ranking Universitário da Folha no quesito Internacionalização. O resultado foi divulgado dois dias antes da data que marca o início das atividades acadêmicas da Universidade. A UFABC completa sete anos neste 11 de setembro.

O posto alcançado pela UFABC se deve a três motivos: publicações internacionais que citam publicações da Universidade na base Web of Science, percentual de artigos na base Web of Science em coautoria internacional e proporção de professores estrangeiros em relação ao número total de docentes da instituição.

Em relação à produção de pesquisa, a UFABC também aparece bem colocada. A Universidade ocupa a 21ª posição. "Isso é resultado de uma conta envolvendo vários indicadores individuais, mas se baseia em dados de produção de 2009 e 2010. Portanto, 50% dessa nota é reflexo da pesquisa da UFABC na época anterior à entrega dos principais prédios. É gratificante ver a pesquisa dessa época já em posição 21 de 192. Podemos esperar resultados melhores ainda para os próximos anos", explicou o pró-reitor de Pesquisa, Klaus Capelle.

No item Mercado, porém, a UFABC obteve apenas a posição de número 155. Para Capelle, o curto período de existência da Universidade influiu nesse resultado. "Cabe constar que essa nota é resultado de entrevistas Datafolha com 1681 executivos da área de RH do país. Naturalmente, a UFABC, que ainda formou poucas pessoas e é pouco conhecida no meio do RH, não tem como competir com as universidades mais tradicionais nesse quesito", disse o pró-reitor.