Página inicial > Notícias > Após cerimônia oficial, Waldman assume reitoria em posse solene

Após cerimônia oficial, Waldman assume reitoria em posse solene

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2010, 11h32
Depois de ter sido oficialmente empossado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no último dia 8, Helio Waldman assumiu a reitoria da UFABC em cerimônia solene no Teatro Municipal de Santo André, na quinta-feira (18).
O evento marcou também a posse do vice-reitor, Gustavo Martini Dalpian, e dos novos pró-reitores: Derval dos Santos Rosa (Graduação), Carlos Alberto Kamienski (Pós-Graduação), Klaus Werner Capelle (Pesquisa), Sidney Jard da Silva (Extensão), Marcos Joel Rúbia (Administração) e Rosana Denaldi (Planejamento e Desenvolvimento Institucional).

O último reitor pro tempore da UFABC, Adalberto Fazzio, abriu a cerimônia com a apresentação de dados de sua gestão que tratavam da evolução das obras no Campus Santo André, do início da implantação da unidade de São Bernardo e da adesão ao SISU. "Aposentamos definitivamente o anacrônico vestibular tradicional para aderir ao sistema de seleção unificado via Enem, que nos permitirá alcançar candidatos nas mais distantes regiões", disse. Assim como Fazzio, os ex-reitores Hermano Tavares e Luiz Bevilacqua também foram homenageados durante a cerimônia.

Após a transmissão do cargo, Waldman comentou os desafios da universidade em um momento que "exige a substituição da sociedade industrial pela chamada sociedade do conhecimento". "A UFABC não é simplesmente um novo espécime. Ela representa uma nova espécie de universidade, estruturada para atender a demanda por ensino superior num novo século, marcado pela primazia do conhecimento como fator de cidadania e poder".

A cerimônia foi acompanhada pela comunidade universitária, reitores convidados, o deputado federal Roberto Santiago, o deputado estadual Donisete Braga, o vereador de Atibaia Rodrigo Parras e o prefeito de Diadema, Mário Reali, entre outras autoridades.

19/2/2010