Página inicial > Notícias > Artigo de docente da UFABC é premiado em 49º Encontro Nacional de Economia

Artigo de docente da UFABC é premiado em 49º Encontro Nacional de Economia

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 16h17

A docente do Programa de Pós Graduação em Economia e do Bacharelado de Ciências Econômicas da UFABC, Mônica Yukie Kuwahara, é uma das autoras do artigo intitulado "Efeitos da disposição ambientalmente adequada aos resíduos sólidos urbanos sobre a saúde em municípios brasileiros" que recebeu o 2º lugar do Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos.

O artigo, escrito pela docente da UFABC em coautoria com Carlos Saiani e Rodrigo Mendonça da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi publicado em 2020, na edição número 55 da revista "Planejamento e Políticas Públicas" e recebeu a premiação durante a solenidade de abertura do 49º Encontro Nacional de Economia da ANPEC*. O prêmio recebido reconhece, anualmente, os melhores artigos das revistas editadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Tempo do Mundo (RTM) -, com a finalidade de estimular a reflexão nacional sobre temas que subsidiem políticas públicas orientadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do País de forma sustentável.

"Ao premiar os melhores artigos das revistas publicadas pelo IPEA, o Prêmio sinaliza o apreço à diversidade de temas e a valorização de pesquisas que contribuam para planejamento governamental. É uma honra ter participado da pesquisa que foi premiada, dividindo a autoria com meus amigos Carlos Saiani e Rodrigo Mendonça. Acho também significativo que nosso artigo tenha apresentado um olhar multidisciplinar para a problemática dos resíduos, indicando a pertinência do pluralismo na reflexão e proposição de alternativas para o desenvolvimento sustentável.", disse a professora Mônica Kuwahara.

Acesse o artigo: Efeitos da disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos sobre a saúde em municípios brasileiros (.pdf)

*Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia.