Página inicial > Notícias > Encontro apresentou balanço das atividades acadêmicas no modo remoto

Encontro apresentou balanço das atividades acadêmicas no modo remoto

Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 17h28

A Reitoria realizou no último dia 19 a audiência pública "Diálogos sobre aprendizados e desafios institucionais". Transmitido no Youtube, o encontro abordou os relatos das comissões de acompanhamento, monitoramento e avaliação das iniciativas adotadas pela UFABC para desenvolvimento de atividades acadêmicas durante a suspensão da rotina presencial. As apresentações destacaram os apontamentos referentes à adoção dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE), dos Quadrimestres Suplementares (QS) e do Plano Suplementar de Inclusão e Permanência Estudantil (PSIPE).

Na análise do ECE houve destaque para perspectivas relacionadas com dimensões didáticas e pedagógicas, inclusão, condições de trabalho e estudo, aspectos pessoais e psicológicos e gestão acadêmica. O relatório do QS trouxe considerações sobre impactos das mudanças em regras para matrículas, cancelamentos, trancamentos e reprovações, além de sugestões de temas para análise e revisão. O PSIPE enfatizou a importância das ações coletivas e a necessidade de se evitar o aumento das desigualdades existentes, especialmente pela identificação de grupos vulneráveis específicos e aperfeiçoamento do acesso a dados na Universidade.

A audiência contou também com espaço para manifestações das pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, além das diretorias dos três centros. A maior parte das questões apresentadas pelos participantes focou os ajustes necessários às atividades remotas e preocupações com as condições e capacidade de acompanhamento dos discentes.

O reitor Dácio Matheus encerrou a audiência afirmando que a Universidade vive esse momento atípico em meio a um contexto de luta pela garantia do financiamento público do ensino. O dirigente disse acreditar que a atual experiência reforçará a necessidade da comunidade acadêmica discutir seus problemas e caminhos de forma coletiva. Ele reiterou as manifestações de reconhecimento da qualidade do trabalho realizado pelas comissões de acompanhamento, lembrando que essa iniciativa representa um marco na estratégia de avaliação permanente do projeto pedagógico da UFABC.

Acompanhe o vídeo com a íntegra da audiência.