Página inicial > Notícias > Bacharelado interdisciplinar torna-se referência em universidades federais

Bacharelado interdisciplinar torna-se referência em universidades federais

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2013, 10h04

O modelo interdisciplinar da UFABC tem sido referência para diversas universidades federais que buscam ampliar a abrangência da inovação curricular, seja em ciência e tecnologia, humanidades ou em outras áreas de conhecimento. Desde sua adoção - de forma pioneira - pela Universidade em 2006, instituições de todas as regiões do Brasil têm optado por essa nova proposta de regime de ciclos. Em razão do caráter inovador e do pouco tempo de vivência com os bacharelados interdisciplinares, pessoas envolvidas na estruturação dessa modalidade de graduação têm procurado desenvolver mecanismos de acompanhamento e avaliação que visem à definição de diretrizes curriculares nacionais.

Uma das formas de acompanhamento da evolução acadêmica de discentes e egressos dos bacharelados interdisciplinares, incluindo a inserção dos no mundo do trabalho, é a realização de encontros de representantes das universidades brasileiras que adotam a proposta e daquelas que pretendem fazê-lo. Uma dessas iniciativas acontece entre os dias 7 e 9 de agosto com a realização do 2º Encontro dos Bacharelados Interdisciplinares na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) - Poços de Caldas (MG). Promovido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e pela universidade local, esse evento (www.encontrodebi.org) deve contar com a presença de pró-reitores, coordenadores de curso, técnicos administrativos, docentes e discentes que levarão experiências e propostas a respeito dos bacharelados interdisciplinares.

A UFABC participará de forma ativa do Encontro dos BI´s, com a cessão de dois ônibus para transporte dos interessados em ir ao evento. A Pró-Reitoria de Graduação, com apoio dos coordenadores dos bacharelados interdisciplinares, tem feito o levantamento de quem pretende integrar a comitiva.