Página inicial > Notícias > Biomédica Helena Nader será a primeira mulher a presidir Academia Brasileira de Ciências

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 16h51

A cientista Helena Nader da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) assumirá a presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC) a partir do início de maio. Ela foi eleita em assembleia da instituição no final de março para um mandato de três anos, substituindo o físico Luiz Davidovich professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A pesquisadora será a primeira mulher a assumir a direção da ABC em 105 anos.

Helena tem trajetória acadêmica que concilia atividades de pesquisa ao exercício de cargos administrativos. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e é co-presidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas).

Como cientista, dedica-se ao estudo da heparina como composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos. Ela possui bolsa de produtividade nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também publicou mais de 380 artigos em revistas científicas internacionais e formou 46 mestres e 51 doutores.

Nos últimos anos, a nova presidente da ABC marcou presença em alguns eventos da UFABC. Oradora convidada para abertura do Congresso UFABC em setembro de 2019, ela destacou na ocasião que gostaria de ver o modelo de criação de novos cursos da UFABC contaminando as universidades brasileiras. Em sua apresentação, Helena defendeu também a revisão do teto fiscal (Emenda Constitucional 95), destacando que Educação e Ciência não são gastos, mas investimento e que o país que vira as costas para essas áreas não pode ser uma nação.

Mais informações: Helena Nader será a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências.