Página inicial > Notícias > Bloco A do Campus Santo André da UFABC terá uso exclusivo da Justiça Eleitoral nos finais de semana de votação

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 18h15

Acatando o pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, a UFABC deverá suspender as atividades acadêmicas e administrativas do bloco A nos finais de semana programados para ocorrer o pleito eleitoral. Nesses dias o espaço será preparado para alocar 22 seções vinculadas ao Cartório Eleitoral 264º Zona e quatro salas de apoio. É esperada a circulação de um público externo, nos domingos de eleições (1º turno e eventual 2º turno), de aproximadamente 8.554 eleitores.

Conforme o Ofício nº 25/2022 recebido pela UFABC, “fica o prédio desse estabelecimento de ensino requisitado para as eleições de 02 de outubro de 2022, bem como para 30 de outubro, em eventual 2º turno, conforme edital número 26/2022 (...). Outrossim, esclareço a Vossa Senhoria que o aludido imóvel deverá ficar desimpedido e à disposição deste Juízo Eleitoral, a partir das 08 (oito) horas do dia 30 de setembro de 2022, em primeiro turno, e 28 de outubro, em segundo turno, se houver, para instalações das seções eleitorais".

Vale ressaltar que a UFABC negociou com o TRE e conseguiu a concordância para a manutenção do uso normal do Campus Santo André nas sextas-feiras, dia 30/09 e 28/10, permitindo que aulas e demais atividades acadêmicas e administrativas não sofram alteração. Portanto o Bloco A estará à disposição da Justiça Eleitoral a partir das 08h00 dos sábados 01/10 e 29/10 até 19h00 dos domingos 02/10 e 30/10.

Segundo a prefeita universitária Simone Pellizon “Definimos que deverão ser suspensas todas as atividades possíveis no Campus Santo André nos sábados 01/10 e 29/10 das Eleições 2022, no entanto, considerando que a rotina do campus universitário difere de escolas estaduais, solicitamos ao juiz eleitoral que nos sábados seja permitida a circulação de nossa comunidade em todas as edificações do Campus Santo André, incluindo o Bloco A, que estará com 26 salas interditadas para uso exclusivo da Justiça Eleitoral, todas concentradas no térreo, 1º e 2º andares. O acesso ao Campus Santo André e aos prédios estará normalizado para nossa comunidade nos sábados, mas pedimos a compreensão no sentido de diminuir ao máximo a circulação de pessoas, já que os sábados serão utilizados para recebimentos de materiais sensíveis, haverá policiamento dentro da edificação guardando as urnas, além das atividades de preparação e sinalização de todo o campus para vistoria do TRE”.

Ainda que a circulação no Campus esteja liberada aos servidores nos sábados que antecedem a eleição, é importante destacar que já nestes dias nenhum material de comunicação (cartazes, faixas, banners, folhetos, etc.) que contenha citações à candidatos, partidos políticos, propostas, projetos políticos, ou qualquer outra temática que possa ser relacionada à algum dos candidatos, poderá estar exposta. Caso algum material seja identificado pelo TRE durante a vistoria, a Prefeitura Universitária irá proceder a retirada e a guarda do objeto para posterior devolução ao dono.

Já nos domingos das Eleições 2022, todas as edificações do Campus Santo André estarão voltadas para uso exclusivo da Justiça Eleitoral e somente os nomes listados em ofício para TRE como trabalhadores envolvidos na eleição, sejam os convocados pelo cartório ou pela UFABC, bem como os trabalhadores terceirizados poderão entrar. Caso seja inevitável a presença de servidores para atividades emergenciais ou inadiáveis, estes precisarão se identificar na P7 para controle do acesso.

Resumindo, deverão ser suspensas aulas e demais atividades acadêmicas e administrativas nas seguintes datas:

• Sábados (01/10 e 29/10): para recebimento de materiais, urnas, preparação da edificação, incluindo sinalização;
  • Domingos (02/10 e 30/10): para realização das eleições 2022.