Página inicial > Notícias > Capes aprova cursos de mestrado e doutorado da UFABC

Capes aprova cursos de mestrado e doutorado da UFABC

Publicado: Sexta, 18 de Abril de 2008, 11h34

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou e reconheceu 9 dos 11 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da UFABC, um excelente resultado considerando que foram aprovados menos da metade dos 444 cursos submetidos à Capes pelas Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. A Universidade oferece essa formação nas áreas de Energia, Nanociências e Materiais Avançados, Ciência e Tecnologia/Química e de mestrado em Engenharia da Informação, Física e Matemática. Com essa aprovação, o número de cursos stricto sensu na Região do ABC aumentou de 14 para 23 - se considerados apenas os de doutorado, o aumento é de 150% (de dois para cinco).

No início do ano, a UFABC encaminhou à Capes as propostas de seus cursos de mestrado e doutorado para aprovação. O resultado positivo foi divulgado no último dia 27. A Capes é a agência do Ministério da Educação responsável pela avaliação e reconhecimento dos cursos “stricto sensu” no Brasil. A análise ocorre a partir do estudo de extensa documentação que descreve os objetivos do curso, a infra-estrutura atual e futura da universidade e a qualificação do corpo docente, incluindo projetos, financiamentos e convênios.

A pós-graduação na UFABC é gratuita e os alunos em tempo integral podem concorrer a bolsas de estudo fornecidas pela própria Universidade ou por agências de fomento como a CAPES, o CNPq e a Fapesp. As atividades acadêmicas de pós-graduação da UFABC já estão em andamento. Os primeiros alunos foram recrutados em fevereiro de 2007 e as aulas regulares começaram em março.

Informações a respeito de processos de admissão e concessão de bolsas para os cursos estão disponíveis no site da UFABC (www.ufabc.edu.br) ou podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

UFABC