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Carta Aberta à Comunidade da UFABC: Balanço de 2010 e Planejamento para 2011

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2010, 11h00
O ano de 2010 está se encerrando, após quase 11 meses de gestão da primeira reitoria com mandato na UFABC.

Logo que assumiu, a nova equipe teve o desafio de garantir as condições mínimas de funcionamento e manutenção das atividades acadêmicas da universidade, fazendo uso de ações emergenciais que deixavam pouco espaço para planejamentos de longo-prazo, colaborativos e detalhados com a participação da comunidade acadêmica. Entre estas ações, destaque para as obras da UFABC:

     - Câmpus Santo André:
o Bloco A foi ocupado em set/2010 e triplicou a área útil da UFABC em Santo André. Um Grupo de Trabalho (GT) foi estabelecido – com a participação dos Centros e áreas da UFABC – para garantir a pleno uso de sua potencialidade acadêmica. Foi encerrada em dezembro uma licitação para diversas adequações de infra-estrutura (construção de laboratórios no subsolo do Bloco A, adequações elétricas subseqüentes, áreas externas e acesso), não previstas originalmente; e,

     - Câmpus São Bernardo: A construção do Bloco Alpha está dentro do cronograma previsto e o planejamento de sua ocupação teve início com a criação de um GT cujas atividades estão em curso. A Licitação do restante do câmpus se encerrou e tiveram início as obras de construção das áreas externas e demais blocos (pesquisa, cultural, etc.).

     Além das questões envolvendo os Câmpus da UFABC, outros temas de interesse estiveram – e ainda estão – na agenda universitária, tais como: a característica multicâmpus da UFABC em meio a uma região metropolitana; uma proposta de política de over-head; uma proposta de contribuição para a nova matriz de alocação de recursos do MEC para as IFES; estudo da estrutura organizacional (funcional e de cargos) para a UFABC; e a premência de revermos e planejarmos o emprego de recursos financeiros (custeio e investimentos) para a UFABC. Todos esses temas são suportados por GTs que serão objeto de apresentação posterior à comunidade para refinamento, discussões e validação, assim como a proposta de regimento da reitoria, cuja discussão já está em curso.

     Neste ano de 2010, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) coordenou uma ação de grande importância que possibilitará um novo momento na vida universitária da UFABC: a formação das Coordenações de Cursos e de seus respectivos Colegiados, estruturados através das resoluções ConsEP nº 74 e ConsUni nº 47. Estas Resoluções consolidam democraticamente a participação dos alunos, docentes e técnicos administrativos em todos os cursos de graduação e na Comissão de Graduação, recentemente constituída. Além disso, a Prograd coordenou, juntamente com os Centros, os processos de reconhecimento dos cursos de graduação frente ao MEC, quatro dos quais (incluindo o BC&T- Bacharelado em Ciência e Tecnologia) já receberam a visita dos avaliadores do INEP, com ótimos resultados. Em projetos conjuntos com o NTI, a Prograd buscou sistematizar e automatizar vários de seus processos de matrícula e registro acadêmico, possibilitando aos discentes, a realização da primeira  matrícula em cursos específicos; e aos docentes, a otimização de recursos através da alocação informatizada de disciplinas e turmas. Destaca-se também o apoio contínuo da Prograd, durante 2010, à implantação do novo bacharelado interdisciplinar em Ciências e Humanidades, o BC&H, e às atividades acadêmicas no novo câmpus da UFABC em São Bernardo.

     Nos dias 6 e 7 de agosto de 2010 foi realizado o evento UFABC PARA TODOS, cujo objetivo era abrir as portas da universidade para que a sociedade e, principalmente, alunos do ensino médio pudessem tomar contato com ambientes de aprendizagem e de pesquisa da instituição. A UFABC recebeu, nesses dois dias, em Santo André e São Bernardo do Campo, cerca de 2.000 visitantes, majoritariamente estudantes do ensino médio interessados nos cursos por ela oferecidos.

     Em 2011, além da reedição do evento de 2010, desta vez no mês de maio, a UFABC PARA TODOS apresentará um programa em que alunos da rede pública de ensino deverão ser expostos, aproximadamente a cada mês, a um roteiro de experimentos e de objetos de aprendizagem na UFABC. Com isso, a universidade pretende contribuir para que alunos do ensino médio estejam sensibilizados com a aprendizagem em ciências, tecnologia e humanidades e tenham na UFABC uma possibilidade concreta de efetuar seus estudos futuros.

     2010 também foi o ano de início das atividades de planejamento e organização orçamentária para a UFABC, com o objetivo de prover mais autonomia aos dirigentes de cada uma das áreas (pró-reitorias, centros, núcleos e coordenações de curso) na condução do seu planejamento e empenho orçamentário.

     Este ano que se encerra também foi palco da criação pelo Conselho Universitário (ConsUni) de uma Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP), reunindo e criando ações acerca deste tema. Além do alinhamento com a proposta do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), essa nova pró-reitoria será responsável por dedicar atenção à comunidade UFABC como um todo, promovendo a melhoria das condições de permanência e atividades de todos nos câmpus da universidade.

     2011 será marcado pelos cincos anos de implantação do projeto pedagógico da UFABC, além das consolidações dos câmpus e planejamento para o futuro da Universidade. Para o câmpus de Santo André estão previstos ainda: a realização de projeto detalhado para posterior licitação da construção do Bloco Anexo na margem oposta do rio Tamanduatehy; e o projeto executivo do Bloco L (bloco exclusivo de laboratórios próximo à praça do sol, desenhado este ano pelo arquiteto Claudio Libeskind).

     Entre março e setembro de 2011, comemoraremos os 5 anos de implantação do projeto pedagógico da  UFABC com um balanço crítico de todas as nossas atividades neste lustro. Logo em seguida, iniciaremos as discussões para elaboração coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC para o período 2012-2021, no marco do Plano Nacional de Educação (PNE) em discussão no Congresso Nacional para a próxima década.


Hélio Waldman

Reitor


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