Página inicial > Notícias > Cartazes divulgam estudo da matéria em escolas de todo o país

Cartazes divulgam estudo da matéria em escolas de todo o país

Publicado: Sexta, 25 de Abril de 2008, 10h52

A Universidade participa do projeto de divulgação científica "Estrutura Elementar da Matéria: Um Cartaz em Cada Escola", que foi lançado em São Paulo no início de março. O objetivo dessa iniciativa é difundir conceitos modernos sobre a estrutura íntima da matéria em escolas de Ensino Médio de todo o país.

A estratégia de divulgação envolve a impressão de 50 mil cartazes e 25 mil folhetos explicativos. Os realizadores do projeto distribuirão esse material pelo Correio em todas as 24.131 escolas públicas e privadas do Brasil.

De acordo com os organizadores, boa parte dos estudantes e a grande maioria do público em ger0803_cartaz.jpgal desconhecem o enorme avanço científico, ocorrido ao longo do século XX no conhecimento da estrutura da matéria, de seus constituintes e das interações fundamentais da natureza.

O cartaz contém um apanhado do conhecimento adquirido após a proposta de Mendeleiev (Tabela Periódica) - final do século XIX - e amplia o horizonte de conhecimento dos estudantes, aguçando a curiosidade científica e, possivelmente, despertando vocações para o estudo das ciências. O panfleto explicativo permite aos professores ter acesso às informações necessárias para responder questões levantadas pelos alunos.

O responsável pelo projeto é o Centro Regional de Análise de São Paulo (SPRACE), que congrega na equipe de implantação e acompanhamento o professor Eduardo Gregores, pró-reitor de pós-graduação da UFABC e representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP). Participam do apoio financeiro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a UFABC, que investiu cerca de R$ 70 mil na postagem das peças.

Mais informações e acesso ao cartaz e folheto.

UFABC