Página inicial > Notícias > Cerimônia com presidente Lula marca lançamento do Campus São Bernardo

Cerimônia com presidente Lula marca lançamento do Campus São Bernardo

Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2009, 10h03
Diversas autoridades federais, estaduais e municipais acompanharam o lançamento da 0908_lula_sbo1pedra fundamental do Campus São Bernardo da UFABC na manhã de terça-feira (25).  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva depositou uma urna simbólica no terreno onde os novos prédios serão construídos em ato acompanhado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo reitor da UFABC, Adalberto Fazzio e pelo prefeito Luiz Marinho. Antes dos discursos, houve a apresentação da maquete com a disposição das futuras instalações da Universidade.

O reitor Adalberto Fazzio destacou em seu pronunciamento a recente expansão das universidades públicas, destacando o papel da UFABC como referência nas áreas de engenharia e conhecimento em Ciências Naturais. Ele citou levantamentos, baseados em dados da Capes, que mostram que a Universidade, mesmo com apenas três anos de atividades, apresenta expressiva produção científica. O reitor se referiu à UFABC como "não só uma universidade nova, mas como uma nova universidade".

0908_lula_sbo2Depois dos pronunciamentos do prefeito Luiz Marinho e do ministro Fernando Haddad, o presidente Lula falou sobre a importância da educação na formação dos indivíduos, lembrando que a democratização do acesso ao Ensino Superior é fundamental para a evolução social das pessoas. Ele afirmou que o Governo Federal continuará a expansão das universidades federais e de escolas técnicas, com o objetivo de criar condições para que o Brasil se torne também exportador de conhecimento. O presidente reafirmou uma de suas opiniões de que a "Educação não é gasto. É investimento".

Novo Campus

O projeto executivo do Campus São Bernardo será entregue no próximo mês. A Universidade prevê publicar o edital para contratação da obra em outubro, definindo a construtora até o final do ano. O campus São Bernardo terá cerca de 26 mil m2 de área construída. Os prédios ocuparão uma área concentrada do terreno, o que permitirá futuras expansões. Depois de concluído, o novo Campus terá capacidade para abrigar 2400 alunos.

A partir do ano que vem, a UFABC pretende expandir suas atividades acadêmicas para a cidade em local cedido pela prefeitura (antigo Colégio Salete). O próximo ingresso de alunos na graduação prevê 1300 vagas para Santo André no Bacharelado em Ciência e Tecnologia e 400 para São Bernardo, das quais 200 para o mesmo bacharelado e as outras 200 para o Bacharelado em Ciências e Humanidades - novo curso oferecido pela universidade.

26/8/2009
Fotos: Ricardo Stuckert