Página inicial > Notícias > CNPq seleciona projeto de professora da UFABC na área de Biotecnologia para enfrentamento da Covid-19

Publicado: Terça, 11 de Janeiro de 2022, 17h00

Projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Ana Ligia Scott, com colaborações internacionais, foi um dos três aprovados, nacionalmente, por meio da Chamada CNPq/MCTI nº 17/2021

Publicada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a chamada pública n° 17/2021 visa apoiar propostas na área de Biotecnologia que contribuam significativamente para a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico do país, por meio de projetos de pesquisa e cursos de curta duração de interesse do Brasil, da Argentina e do Uruguai, no âmbito do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO).

O principal objetivo da iniciativa, liderada pela professora Ana Ligia, refere-se ao tratamento da cascata anti-inflamatória causada pela Covid-19, a partir do reaproveitamento de medicamentos e da descoberta de novas terapias à base de plantas com propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulantes. “O intuito é buscar compostos naturais da Amazônia que combatam a cascata anti-inflamatória da Covid-19 e que possam ser úteis, no futuro, para outros vírus semelhantes. Este projeto também prevê, com sua continuação, a elaboração e disponibilização de uma plataforma de busca de novas drogas originadas a partir de compostos naturais da América do Sul”, explica a pesquisadora.

Intitulado “Adjuvant for Covid-19: Drug repurposing and discovery of plant based novel therapeutics/adjuvants with anti-inflammatory and immunostimulatory properties”, o projeto será sediado na UFABC, com a participação da Unesp de Botucatu, da Universidad de Saint Martin (Argentina) e do Instituto Pasteur de Montevideo (Uruguai), entre dezembro de 2021 e junho de 2024. O montante da proposta envolve R$ 296.000,00, além de recursos de agências do Uruguai e da Argentina. O resultado final da seleção está disponível no Portal do CNPq:

Chamada CNPq/MCTI nº 17/2021 - Apoio a projetos e a cursos de curta duração em Biotecnologia no âmbito do Centro Latino-Americano de Biotecnologia - CABBIO

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC