Página inicial > Notícias > UFABC na Marcha Virtual pela Ciência: participe!

UFABC na Marcha Virtual pela Ciência: participe!

Publicado: Quarta, 29 de Abril de 2020, 19h36

marcha ciencia noticia

Mundialmente, a Ciência tem protagonizado a luta para combater à COVID-19. Ainda que estejamos lidando com um cenário de muitas incertezas, temos convicção de que as soluções concretas de enfrentamento a este crítico momento virão da CIÊNCIA.

Infelizmente, nos últimos anos, a Ciência tem sofrido inúmeros cortes orçamentários e ataques infundados. A urgência do momento nos exige ainda mais mobilização em defesa desse patrimônio social, que é a pesquisa científica do Brasil e do mundo.

No próximo dia 7 de maio, acontecerá a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. A ação está sendo organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a UFABC está comprometida em mobilizar sua comunidade universitária a se engajar nessa grande rede de defesa!

Quanto mais pessoas envolvidas, maior será a visibilidade desta importante ação!

Siga as orientações abaixo, envie seu vídeo/texto para que, juntos, consigamos ampliar as frentes de defesa da nossa Ciência!

A participação pode ser por meio de texto ou vídeo.

• A sugestão da SBPC é que os materiais contenham uma breve apresentação com nome, atividade que desenvolve (por exemplo: mestrando em "Curso UFABC”) e a instituição que representa (UFABC).
  • Em seguida, deve-se realizar uma curta declaração sobre a importância da ciência no enfrentamento da pandemia da Covid-19.
  • A SBPC fornece algumas questões norteadoras para os depoimentos:
    • Por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia?
    • Por que o isolamento social é uma ação fundamental neste momento?
    • Que outras medidas deveriam ser adotadas?
    • Se a ciência brasileira tivesse um orçamento mais adequado, poderíamos estar melhor preparados para o enfrentamento da pandemia?
    • Como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?
  • Os vídeos devem ter até 30 segundos e podem ser gravados pelo celular, em alta definição, com o aparelho na horizontal. Como encerramento, a sugestão é que se diga a frase: “Fique em casa com a Ciência”. (Acesse o tutorial elaborado pela UFABC com dicas para gravação de vídeos com celular)
  • No caso dos textos, a declaração pode ter até 120 caracteres. (Os textos devem respeitar esse limite, para garantir possibilidade de divulgação nas principais redes sociais online).

Os vídeos podem ser enviados por meio da ferramenta "We Transfer"  (Acesse o tutorial para envio para dispositivos com sistema Android e IOS)

Os materiais (vídeos/textos) também podem ser enviados por e-mail para o endereço da Seção de Divulgação Científica da UFABC: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “UFABC na Marcha pela Ciência” e frase que autorize a divulgação pela UFABC e pela SBPC.

O prazo para recebermos esses materiais é o dia 6 de maio, às 13h. A UFABC fará a inserção de vinheta e marca d’água da Universidade e enviará os materiais para a SBPC.

Alternativamente, os materiais podem ser encaminhados diretamente para a SBPC até o dia 7 de maio pelo e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., junto com uma frase que autorize a divulgação do mesmo pela SBPC.

Participe e mobilize seus colegas nessa Marcha Virtual pela Ciência!

Mais detalhes sobre a ação, estão disponíveis na página da SBPC.

Seção de Divulgação Científica (ProEC) e Assessoria de Relações Públicas (Reitoria)