Página inicial > Notícias > Concurso para docentes aprova jovens doutores

Concurso para docentes aprova jovens doutores

Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2006, 00h00

A Universidade Federal do ABC terá a equipe docente totalmente formada por doutores. Essa titulação foi uma das exigências do processo seletivo que escolheu 95 professores que começam a lecionar na UFABC a partir de setembro. A análise do currículo desses profissionais mostra que 49 deles (52%) concluíram o doutorado na Universidade de São Paulo (USP), 20 na Universidade de Campinas (Unicamp) e 8 na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). No levantamento, aparecem 11 professores doutorados em outras instituições e sete no exterior.

A UFABC alcançou o objetivo de selecionar jovens talentos para o corpo de docentes. O perfil dos aprovados revela que 73 professores realizaram o doutorado entre 2001 e 2006, o que propiciou a média de quatro anos para o tempo de titulação. Considerando-se que a idade média constatada foi de 36 anos, a UFABC trabalha com a perspectiva de que reuniu professores com potencial para desenvolver vida acadêmica pelas próximas três décadas.

Banca científica
O concurso público para preenchimento dos cargos de docentes da UFABC apresentou 677 inscrições. A avaliação dos concorrentes foi realizada por 72 pesquisadores e cientistas convidados que se dividiram em 24 bancas de três avaliadores. Encontravam-se nesse grupo representantes das principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil, entre eles pesquisadores de nível máximo do CNPq. Também integraram as bancas professores da USP, Unicamp, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Instituto Militar de Engenharia (IME - RJ) e das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), de Brasília (UnB), de Minas Gerais (UFMG), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Sul (UFRS), de Santa Catarina (UFSC), de São Carlos (UFSCar - SP), da Universidade Federal Fluminense (UFF - RJ) e da própria UFABC.

Os 95 professores aprovados no concurso da UFABC estão divididos nas seguintes áreas: Redes e Processamento de Sinais (13), Humanidades (14), Conversão de Energia (18), Matemática (12), Estrutura da Matéria e Energia (18) e Química e Transformações (20). Todos se somarão a mais seis transferidos de outras universidades federais e a mais 19 que serão contratados em concurso público que está em andamento. Ao todo a universidade terá os 120 professores previstos em lei para o início das atividades de ensino.