Página inicial > Notícias > Convidados discutiram os desafios do Bacharelado interdisciplinar em evento do PDI

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2012, 16h54
Em mais um encontro temático do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC, realizado no dia 22 de novembro, os convidados e o público discutiram os desafios do projeto pedagógico e a política de ensino da Universidade.

Ricardo Carneiro de Miranda Filho, pró-reitor de Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Armando Zeferino Milioni, diretor do câmpus de São José dos Campos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Alaor Silvério Chaves, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foram os convidados externos para o debate, mediado pelo professor da UFABC, Dácio Roberto Matheus.

22-11-12_pdi

O encontro, que aconteceu no Câmpus Santo André, abordou a importância da inserção de Bacharelados Interdisciplinares na reforma universitária. Para Ricardo Filho, a UFABC deve consolidar seu papel de liderança nessa proposta, como exemplo da possibilidade de transformação das universidades brasileiras.

Armando Milioni destacou as dificuldades no desenvolvimento dos BIs, como o desconhecimento dos estudantes sobre o projeto pedagógico, a formação dos docentes, a oferta de cursos específicos e as novas tecnologias de ensino. Além destes temas, Milioni discutiu o papel social da universidade.

Para Alaor Chaves, a instituição deve priorizar o aprendizado científico e áreas complexas como a Medicina precisam desenvolver formação semelhante à da UFABC.

O desafio da criação de Bacharelados Interdisciplinares na área de Saúde foi um dos temas mais discutidos pelos convidados do PDI. Segundo eles, caso contribua nessa inovação, a UFABC pode fortalecer seu papel de líder na reforma universitária do Brasil.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
23/11/2012