Página inicial > Notícias > Curso gratuito da UFABC preparatório para o ENEM abre inscrições para 2023

Curso gratuito da UFABC preparatório para o ENEM abre inscrições para 2023

Publicado: Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 14h26

A Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC) é um curso pré-universitário gratuito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, que oferece vagas para estudantes ou ex-estudantes do ensino público, e aborda conteúdos com foco na matriz de habilidades e competências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O projeto começou em 2010, idealizado por alunos da graduação da UFABC, com o objetivo de promover o acesso das comunidades populares da região do ABC ao ensino superior de qualidade.

Este ano, graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19, a EPUFABC retoma as atividades presenciais em ambos campi da Universidade: Santo André e São Bernardo.

Para a inscrição, que será realizada presencialmente, os candidatos obrigatoriamente devem estar cursando ou ter obtido o Ensino Médio numa das seguintes modalidades:

• Escola Pública (concluído ou cursando o 3º ano);
  • Supletivo, Mobral ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) (concluído ou cursando o penúltimo ou o último termo/ano em instituição pública ou particular);
  • Certificação de conclusão via avaliação do ENEM ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

Serão 624 vagas no total, distribuídas em turmas nos períodos vespertino e noturno, nas seguintes categorias:

• 390 destinadas à ampla concorrência;
  • 210 para autodeclarados pretos, pardos e indígenas;
  • 6 para pessoas com deficiência;
  • 6 para transexuais ou travestis;
  • 6 para refugiados;
  • 6 para funcionários terceirizados da UFABC com vínculo vigente no ato da inscrição.

As vagas reservadas para pessoas com deficiência, transexuais ou travestis, refugiados e funcionários terceirizados da UFABC com vínculo vigente no ato da inscrição não tem exigência de requisitos vinculados ao Ensino Médio.

Além disso, haverá um edital com regras específicas para pessoas surdas, a ser publicado em fevereiro de 2023.

As inscrições presenciais serão no Campus Santo André, de 23 a 27 de janeiro, das 14h às 20h. Veja mais informações no site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC).

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) / Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC)