Desafios para atividade de atendimento a refugiados foram destaque em palestra na UFABC
A Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC) promoveu a palestra “Construindo Pontes: A Mediação Cultural no Acolhimento de Migrantes e Refugiados”, apresentada pelo professor Alexandre Branco Pereira da Universidade Federal de Brasília (UnB). O encontro ocorreu no Campus São Bernardo em 23 de junho em parceria com a organização de acolhimento de afegãos Panahgah. O evento foi alusivo a passagem do Dia Mundial da Pessoa Refugiada (20/6).
O teor da apresentação se concentrou nos desafios do exercício da mediação cultural no processo de atendimento a estrangeiros que buscam refúgio, desde questões práticas até as que dizem respeito a regulamentação profissional dessa atividade. A principal preocupação se concentrou na dificuldade para se considerar o contexto cultural nas interações com pessoas que se veem obrigadas a abandonar seus países de origem.
De acordo com informações da apresentação e de relatos de ouvintes da palestra, a mera tradução do idioma não oferece condições suficientes para o acolhimento adequado de refugiados. Essa constatação indicaria a necessidade do aperfeiçoamento da formação de mediadores com objetivo de ampliar a capacidade de compreensão de experiências e cultura de populações que se tornam alijadas da pátria natal.
Além de integrantes da CSVM/UFABC e da Panahgah, participaram do encontro representantes de duas agências da Organização das Nações Unidas (ONU): para refugiados ACNUR e Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais