Página inicial > Notícias > Desempenho da UFABC no Enade reafirma qualidade da graduação da Universidade

Desempenho da UFABC no Enade reafirma qualidade da graduação da Universidade

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 11h19

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 divulgados na segunda-feira, dia 12 de setembro de 2022, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que os cursos da Universidade Federal do ABC avaliados obtiveram resultados positivos, com 100% dos cursos avaliados com conceito igual ou maior que 4 - sendo 88% com conceito 5, a nota máxima na avaliação (veja tabela completa abaixo). A escala do Enade vai de 1 a 5, sendo 5 o maior conceito. Todos os cursos da Universidade avaliados tiveram conceitos superiores à média registrada no Brasil.

Em 2021, nove cursos de graduação da UFABC passaram pela avaliação do ENADE, sendo quatro bacharelados (Ciência da Computação, Química, Ciências Biológicas e Filosofia) e cinco licenciaturas (Física, Ciências Biológicas, Química, Matemática e Filosofia). Oito cursos mantiveram seu desempenho comparativamente ao ENADE 2017 (sendo que sete deles já possuíam a nota 5 e um a nota 4); e um curso aumentou sua nota para 5 (Licenciatura em Física).

"O resultado do Enade 2021 confirma a excelência desses nove cursos de graduação da UFABC, refletindo a excelente formação a que estudantes destes cursos tiveram acesso, consolidada por meio de sua trajetória interdisciplinar.", afirma a docente Fernanda Cardoso, pró-reitora de Graduação da UFABC.

No Enade 2021 foram inscritos 2570 discentes da UFABC. Deste total, 1830 inscritos na condição de estudantes ingressantes - embora os ingressantes não façam a prova, a Instituição de Educação Superior (IES) deve inscrevê-los no exame - e 740 na condição de prováveis concluintes, estudantes que, de fato, foram convocados para a prova. A cada ano, o Enade avalia os alunos concluintes de um grupo de cursos de diferentes áreas de conhecimento e eixos tecnológicos, na forma de um rodízio.

“Acompanho o Enade há quatro anos e o resultado alcançado por nossos alunos evidencia a qualidade da formação que recebem desde o ingresso, com os Cursos Interdisciplinares e sua proposta de formação integral, até os cursos de Formação Específica, que são avaliados neste exame.” afirma técnica em assuntos educacionais Maria Isabel Delcolli, Procuradora Educacional Institucional da UFABC.

A avaliação tem ciclos trienais, ou seja, os cursos são reavaliados a cada três anos. No caso da UFABC, no Ano I são avaliados os cursos de Bacharelados em Engenharia, no Ano II são avaliados os cursos de Licenciaturas e Bacharelados correlatos e Bacharelados na área de Tecnologia e no Ano III são avaliados os cursos de Bacharelados em Ciências Sociais Aplicadas.

Veja a tabela dos cursos avaliados e notas abaixo:

Código do CursoÁrea de AvaliaçãoGrau AcadêmicoConceito Enade (Faixa)

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

QUÍMICA

QUÍMICA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

FÍSICA

MATEMÁTICA

FILOSOFIA

FILOSOFIA

Enade

Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau.

A cada ano, o exame se dedica a um ano de um ciclo avaliativo trienal. Em 2021, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

• Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes e áreas afins;
  • Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de ciências da saúde; ciências humanas; ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes;
  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências humanas e ciências da saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas;
  • Cursos superiores de tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.