Página inicial > Notícias > Devolução de pequena parte dos recursos permite que UFABC cumpra pagamento de bolsas socioeconômicas

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 16h56

Estimada comunidade universitária,

Após ampla mobilização da sociedade civil, repercussão da imprensa e articulações intensas conduzidas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) junto ao Governo Federal, informamos que uma pequena parte dos recursos cortados foram devolvidos aos caixas das universidades.

Dessa forma, na tarde desta quinta-feira, 8 de dezembro de 2022, a UFABC, no sentido de mitigar os danos desta crise sem precedentes, por meio da Pró-reitoria de Administração, utilizou a totalidade do recurso devolvido pelo governo à Universidade (cerca de R$290 mil) e formalizou ordem de pagamento de todas as bolsas socioeconômicas aos estudantes da instituição. São elas: moradia, alimentação excepcional, creche, monitoria inclusiva, permanência, permanência suplementar, moradia suplementar; PET - AF e PDPD - AF. A previsão é que estudantes recebam os valores das bolsas em até 3 dias úteis.

Como já anunciado, o valor retirado nos últimos dias ultrapassa os R$7 milhões. Portanto, o montante devolvido está longe de ser suficiente para garantir tranquilidade ao planejamento institucional e pagamento de demais modalidades de bolsas, como as de pesquisa, extensão, pós-graduação e outras do âmbito acadêmico, e dos diversos serviços já executados na UFABC.

Nesse sentido, clamamos que todas e todos sigam com a ampla mobilização para reverter esse drástico cenário. A equipe de gestão da Universidade segue diuturnamente empenhada na busca por medidas que possam reduzir os impactos destes cortes. Nesta sexta-feira, 9 de dezembro, serão publicadas portarias da graduação e da pós-graduação que formalizam, dentre outros pontos, a possibilidade de flexibilização de faltas e avaliações e prorrogação de alguns prazos acadêmicos.

Seguimos com nosso compromisso de manter a comunidade universitária da UFABC atualizada sobre o cenário atual.

Cordialmente,

Reitoria