Página inicial > Notícias > Discussão sobre educação inclusiva encerra II Simpósio do PIBID-UFABC

Discussão sobre educação inclusiva encerra II Simpósio do PIBID-UFABC

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2012, 17h29
O debate sobre estratégias didáticas e políticas públicas capazes de incluir estudantes portadores de deficiência na educação básica brasileira encerrou a edição do simpósio PIBID-UFABC deste ano. Com a mediação do professor Alessandro Ribeiro, do CMCC, a diretora de políticas de educação especial do Ministério da Educação, Martinha Clarete Dutra, e a professora inglesa Siobhan Victoria Healy, a Lulu, discutiram formas de impedir a exclusão educacional de quem tem necessidades especiais.

foto pibid

Para Martinha, o aluno com esse perfil não deve ser estigmatizado por causa de sua condição. "A escola não tem o direito de negar a matrícula. Muitos alunos têm usufruído do processo de inclusão", explicou a diretora. "É importante que se saiba que eles são, antes de tudo, uma pessoa", completou.

No dia anterior ao debate, o coordenador institucional do PIBID/UNICAMP, Guilherme do Val Toledo Prado, abriu o evento com uma conferência que foi sucedida, no período da tarde, pela apresentação de trabalhos. No dia do encerramento, oficinas abriram os trabalhos e atividades culturais os encerraram.

"Esse é um espaço destinado fundamentalmente à troca de experiências, em que as pessoas tomam contato com o que é feito aqui e em outras instituições. O resultado superou nossas expectativas", afirmou a professora Meiri Miranda, presidente da organização do evento.

Na edição deste ano, o número de inscritos e de trabalhos submetidos para apresentação mais do que dobrou em relação ao ano passado; os esforços, iniciativas e a gana de organizar um evento desse porte também.

14/11/2012