Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docente da UFABC é finalista no 63º Prêmio Jabuti na categoria Ciências Sociais
Início do conteúdo da página

Docente da UFABC é finalista no 63º Prêmio Jabuti na categoria Ciências Sociais

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 14h49

Capa do Livro A razão africana - Um apanhado consistente sobre a produção de intelectuais negros ao longo do século XX, do professor da UFABC Muryatan BarbosaO livro A razão africana - Um apanhado consistente sobre a produção de intelectuais negros ao longo do século XX, do professor da UFABC Muryatan Barbosa, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS), é um dos cinco (atualização em 16/11/2021) dez finalistas da categoria Ciências Sociais da 63ª edição do Prêmio Jabuti.

A obra aborda temas como autonomia cultural, racismo, identidade e entendimento da questão negra e como elas perpassam o melhor pensamento vindo da África. Por causa da hegemonia europeia e branca, durante muito tempo soube-se pouco a respeito da produção intelectual nos países africanos. Terminado o período colonialista, demorou-se para valorizar os nomes fundamentais da filosofia e das ciências sociais daquele continente.

Dividida em três partes (A personalidade africana, O reino político e O auto-desenvolvimento) a obra traz uma análise da história do pensamento africano contemporâneo.

Foto Muryatan Barbosa docente da UFABCPara Muryatan Barbosa, a indicação é importante porque "dá visibilidade a um tema pouco conhecido e estudado no Brasil: o pensamento intelectual dos africanos e africanas. É um livro que busca ampliar horizontes, com uma abordagem interdisciplinar".

O maior diferencial do Prêmio Jabuti em relação a outros prêmios é a sua abrangência: além de valorizar escritores, ele destaca a qualidade do trabalho de todos(as) os(as) profissionais envolvidos(as) na criação e produção de um livro.

Confira o vídeo em que Muryatan Barbosa e Acácio Almeida, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários Políticas Afirmativas da UFABC, conversam sobre o livro.

 

 

 

 

 

 

 


 Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC). Fotos: divulgação Editora Todavia.

A OBRA TRAZ UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO AFRICANO CONTEMPOR NEO.
Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página