Página inicial > Notícias > Docentes e discentes da UFABC participam de publicação técnica sobre gestão integrada de riscos e desastres

Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 11h44

Docentes e discentes da UFABC participam do Caderno Técnico de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GIRD+10), lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O objetivo da publicação é compartilhar conhecimento sobre gestão de riscos com toda a sociedade.

O Caderno Técnico é resultado de uma parceria entre o MDR, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável (Instituto SIADES), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

cartaz urbansus gestao integrada de riscos e desastres site ufabc 02

A publicação tem abordagem multidisciplinar e é dividida em quatro capítulos: 1 – Perspectivas sobre Gestão de Riscos e Desastres; 2 – Visão de Futuro e Cenários de Riscos no Brasil; 3 – Redução de Riscos e Desastres e 4 – Ações Integradas e Colaboração na Gestão de Riscos.

Participaram da elaboração do material os docentes Fernando Rocha Nogueira e Kátia Canil (falecida ao final do projeto, em junho de 2021), os pesquisadores doutores colaboradores Samia Sulaiman, Cilene Victor e Leonardo Andrade Souza e os discentes Fabio De Santis Campos, Leonardo Varallo, Lucas Rangel, Marília Leite, Rodolfo Mour), ligados ao Laboratório de Gestão de Riscos- LabGRis-UFABC, vinculados ou egressos do curso de Engenharia Ambiental e Urbana e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território, formaram o corpo principal de supervisão e redação técnica, de produção dos vídeos, podcasts, webstories e animações didáticas, na organização do curso à distância e na montagem do curso piloto. O material já foi aplicado na disciplina Riscos no Ambiente Urbano, oferecida no QS 2-2021.

Todos estes produtos didáticos podem ser acessados na página Gestão Integrada de Riscos e Desastres ou por meio da inscrição no Canal Caderno Gird no Youtube.

Evento de lançamento oficial

cartaz urbansus gestao integrada de riscos e desastres site ufabc 01

O evento oficial de lançamento dos materiais - UrbanSus - Gestão Integrada de Riscos e Desastres: Adaptação e Prevenção nas Cidades Brasileiras, ocorrerá no dia 19 de outubro de 2021, às 09h, em atividade remota, e será transmitido ao vivo no link: iea.usp.br/aovivo.