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Dossiê reúne perspectivas sobre o tema “Mulheres na Ciência”

Publicado: Terça, 21 de Outubro de 2025, 10h16

A Universidade dispôs à comunidade acadêmica o Dossiê Mulheres na Ciência, que reúne artigos de cientistas da área de equidade de gênero na ciência, tecnologia, engenharias e matemática (STEM) no Brasil. Os textos discutem o protagonismo – ou o não-protagonismo – das meninas e mulheres no ensino, na pesquisa e nas salas de aula. Publicado pela Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades, o documento conta com organização da física e professora do Programa de Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) da UFABC Maria Inês Ribas Rodrigues, que também é coordenadora do projeto de extensão Menina Ciência – Ciência Menina (MCCM).

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O Menina Ciência – Ciência Menina figura em dois artigos no dossiê. Os estudos abordam as trajetórias, perspectivas e expectativas das cientistas que palestraram no projeto, a formação de professores e a representatividade de mulheres cientistas na prática docente. O projeto, que tem como objetivo aproximar meninas dos anos finais do Ensino Fundamental das diferentes áreas da ciência, se encontra em sua sétima edição com apoio a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC.

O Dossiê Mulheres na Ciência traz também entrevista com a professora Mônica Shröder, vice-reitora da UFABC. A conversa com a dirigente representa uma discussão central do documento ao tratar da ampliação da representatividade feminina na administração da universidade paulista.

O artigo internacional "Pathways to equity for academic women in science: Research-based strategies for institutional transformation toward gender equity" foi a exceção às produções nacionais incluídas na publicação. Trata-se de estudo das pesquisadoras Sandra Laursen e Diana Roque, da Universidade do Colorado Boulder/EUA (CU Boulder).

A primeira é diretora da unidade de pesquisa Ethnography & Evaluation Research (E&ER) do Escritório de Pesquisa e Inovação da CU. Ela desenvolve estudos em educação e construção de carreira em STEM com foco na visibilidade feminina e de pessoas negras na ciência. Diana Roque é brasileira, mestre em Ensino de Biologia e possui experiência no estudo de ciência cidadã e letramento científico de estudantes do ensino fundamental. No E&ER, participou de estudos sobre processos de mudança organizacional no ensino superior em STEM.

Matéria da Sociedade Brasileira de Física sobre o assunto.


Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC

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