Página inicial > Notícias > Dupla do mestrado em Ciência da Computação vence desafio de programação

Dupla do mestrado em Ciência da Computação vence desafio de programação

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2013, 14h40

Os alunos de mestrado em Ciência da Computação, Eduardo Moreira e Omar Latorre, venceram pela terceira vez o Desafio de Programação Paralela da Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo (Erad-SP) e o Desafio de Programação Paralela Intel 2013, realizados de 29 a 31 de julho em São Carlos – SP. A tarefa focou a área de processamento de imagens em tecnologia para televisores de super alta definição (Super HD - 4K), com o desafio de aplicar um filtro gráfico que reduza os ruídos na imagem de forma paralela no menor tempo possível. Os estudantes afirmam que participar desse modelo de concurso é muito interessante, pois envolve conhecimentos teóricos na resolução de um problema e práticos na execução no computador.

Eduardo e Omar explicaram que a primeira preocupação para resolução do desafio foi tratar os dados para facilitar os cálculos na aplicação de um filtro por igual na imagem, sem a necessidade de se criar condições especiais para as bordas. Eles criaram faixas em que cada núcleo de processamento tratou um pedaço da imagem e também trabalharam as cores um uma só matriz, aproveitando ao máximo a capacidade do processador de 64 bits. Segundo a dupla, essa abordagem para o problema pode ser empregada em várias questões, desde filtros de imagens ou vídeos até para resolver problemas de previsão climática.