Página inicial > Notícias > Editora da UFABC terá coleções com temas interdisciplinares

Editora da UFABC terá coleções com temas interdisciplinares

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 11h28

O conselho editorial da EDUFABC, a editora da Universidade, aprovou a criação de novas coleções interdisciplinares. Elas são destinadas tanto a assuntos abordados por publicações anteriores como para tratar de temas inéditos. Os autores interessados em participar – da UFABC ou de fora dela - devem enviar os originais para a editora manifestando o interesse na publicação em uma das coleções. Coordenadores de projetos que desejam financiar livros em alguma delas podem contatar a editora para iniciar o processo de negociação.

De acordo com o coordenador da EDUFABC, professor Paulo Neves, as novas coleções serão responsáveis por alinhar ainda mais a produção da editora ao conteúdo interdisciplinar que caracteriza a Universidade. “A EDUFABC deve espelhar o perfil da nossa universidade, em termos de temas trabalhados e também de perspectiva epistêmica, sobretudo no que diz respeito à interdisciplinaridade”, disse o professor.

“Observe-se que as novas coleções não se referem a campos disciplinares específicos, mas sim a temas que podem ser retratados de diferentes pontos de vista. Nossa aposta é que mais e mais autores serão interpelados pelas novas coleções a partir de perspectivas interdisciplinares e de análises críticas da realidade”, concluiu.

Uma vez entregue os originais pelos autores, o prazo até a publicação é de nove meses, contando diagramação, revisão, impressão e demais etapas. Para chegar a esse resultado, no entanto, é necessário passar pela avaliação às cegas e a aprovação do conselho.

A expectativa, portanto, é que no próximo ano haja lançamentos com o selo das coleções. As novas obras, porém, não alteram o atual modelo de fluxo contínuo da editora, fundamental para o lançamento de títulos que não se enquadrem no perfil das coleções.

A EDUFABC definiu 14 temáticas socialmente relevantes, cuja abordagem ainda era minoritária no acervo. “Levou-se em consideração principalmente duas dimensões nessa escolha: impacto social do tema e a possibilidade de financiamentos externos (projetos temáticos da FAPESP, do CNP e de órgãos públicos) para os custos das publicações”, afirmou Neves.

Em pouco tempo de existência, a EDUFABC ganhou notoriedade como uma das principais editoras de instituições federais de ensino superior. As novas coleções somam-se ao esforço para ampliar a visibilidade conquistada.

“Com a criação dessas novas coleções, estaremos dando um passo importante para ampliar a visibilidade e o impacto social de nossa editora, o que, espera-se, poderá repercutir na ampliação de nossas vendas e downloads. Por isso, incitamos autores, líderes de grupos de pesquisa e demais pesquisadores que trabalham com esses temas a vislumbrarem a possibilidade de publicar suas obras na nossa EDUFABC”, informa o texto de divulgação das novas coleções.

As coleções tratarão das seguintes temáticas:

1. Questões de Gênero e Sexualidade
  2. Estudos Africanos e Diaspóricos
  3. Estudos Étnico-raciais
  4. Inclusão e Acessibilidade
  5. Justiça, Democracia e Direitos
  6. Meio Ambiente, Território e Sustentabilidade
  7. Conhecendo o Grande ABC: história, cultura, sociedade e economia de uma região
  8. Ciência, Tecnologia e Sociedade
  9. Popularização da Ciência
  10. Livros Didáticos
  11. Saúde e Saneamento
  12. Transportes e Infraestrutura
  13. Matriz Energética
  14. Tecnologia da Informação e Telecomunicações

Acesse o site da Editora da UFABC (EDUFABC): editora.ufabc.edu.br.