Página inicial > Notícias > Em live, universidades federais mostram os impactos dos cortes do orçamento no ensino, pesquisa e serviços prestados à sociedade

Publicado: Terça, 25 de Mai de 2021, 14h06

Nesta quarta, 26, às 13h, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) fará uma live para mostrar à sociedade os impactos que o corte no orçamento deste ano do Ministério da Educação (MEC) para os Institutos Federais de Ensino Superior (IFEs) acarretará no ensino, pesquisa, extensão e serviços prestados. Também participam do evento representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A live, que será aberta e transmitida pelo canal do Youtube da Unifesp, contará ainda com a participação de Franklin Matos Silva Júnior (UFSB), coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das IFES, que dará uma visão geral do corte orçamentário.

Na Unifesp, houve uma redução de 20,6% no recurso discricionário (sem emendas) entre a LOA 2020 e a LOA 2021. A gestão será ainda mais desafiadora pelo fato de, do valor total da LOA, estarem bloqueados 13,8% (calculado sobre o total dos recursos, mas no momento aplicado sobre o montante de recursos condicionados), sem perspectivas que a universidade tenha o montante liberado. Assim, a principal ação orçamentária, onde estão alocados os recursos para funcionamento da universidade, incluindo as despesas básicas como energia elétrica, água, limpeza, manutenção, vigilância, insumos para laboratórios de graduação, entre outros, tem uma redução de 33%, suficiente para manutenção das atividades somente até o mês de setembro.

“Os valores são compatíveis ao exercício de 2009 (nominal), quando a Unifesp não tinha nem um terço dos alunos, bem como as estruturas (prédios, laboratórios, salas de aula, etc) que possui atualmente. Essa redução, claro, implica em consequências nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência. Sem recursos para o básico, o impacto nas pesquisas e produção de conhecimento será enorme. Somente com o tema Covid, há 340 pesquisas cadastradas no Comitê de Ética e Pesquisa da Unifesp. As mesmas podem ser desaceleradas ou paralisadas”, alerta Tania Mara, pró-reitora de Administração da Unifesp. Na live, ela mostrará detalhes dos impactos do corte orçamentário na universidade.

Durante o evento, Eduardo Raupp, pró-reitor de Planejamento e Finanças da UFRJ, Mônica Schröder, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFABC, também apresentarão os impactos da redução do orçamento na estrutura das respectivas instituições de ensino.

Interessados em acompanhar a live com obtenção de certificado de participação devem se inscrever neste link.

Serviço:

LiveO orçamento das IFEs em 2021: cortes e impactos no ensino, na pesquisa, na extensão e nos serviço

Quarta-feira, 26 de maio, às 13h

Transmissão: canal da Unifesp no Youtube

Inscrição para certificado de participação.

Texto: Unifesp. Adaptação: UFABC.