Página inicial > Notícias > Emendas parlamentares de 2021 chegam à UFABC e formalizam continuidade de apoio a projetos extensionistas

Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 16h41

Na última quinta-feira, 8 de julho, foi registrada a destinação de emenda parlamentar, referente ao exercício de 2021, a projetos extensionistas da UFABC. Na ocasião, o deputado Alexandre Padilha, responsável pela disponibilização da referida emenda, no valor de R$400 mil, esteve na Universidade e foi recepcionado pelo chefe de gabinete, Daniel Pansarelli e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Leonardo Steil.

reuniao emenda parlamentar extensao ufabcDurante sua visita à UFABC, o deputado também teve a oportunidade de conversar com a professora Dra. Arlene Ricoldi, coordenadora do projeto “Gênero e Políticas Públicas no Poder Local” uma das ações de extensão apoiadas com o recurso disponibilizado. De acordo com a professora, os valores da emenda “são de suma importância e contribuirão para que o projeto cumpra sua função de estimular e empoderar mulheres a participarem, cada vez mais, dos ambientes políticos formais. A ideia é mapear as dificuldades enfrentadas por elas nesse espaço majoritariamente masculino, e propor práticas educativas que as ajudarão a superar esses obstáculos, além de atividades de capacitação e letramento científico e digital.”

Outro projeto contemplado com a referida emenda parlamentar é o denominado “Produção e Reprodução de Conhecimento em Heliópolis/SP: Fortalecendo as bases de um Bairro Educador”, sob a coordenação do professor Dr. Paulo Neves. O projeto também possui fundamental papel social de aproximação da Universidade com a sociedade civil. Nas palavras do professor Paulo, “esse é o segundo ano que contamos com apoio de emendas do Padilha para o projeto. O recurso tem possibilitado atuarmos junto à população de Heliópolis com a formação de professores da rede pública e desenvolvimento de um trabalho de mobilização da própria comunidade por meio de um observatório de políticas públicas e de incubadoras de empreendedorismo, baseada em economia solidária.”

O valor disponibilizado por Padilha compõe um conjunto de recursos que, nos últimos anos, têm sido, consecutivamente, destinados por deputados da bancada paulista à Universidade. Em 2020, por exemplo, os valores das emendas parlamentares viabilizaram o apoio institucional da UFABC aos mais de 60 projetos transversais de combate à Covid-19, desenvolvidos pela comunidade universitária. Durante sua visita ao campus, o deputado pôde, inclusive, conhecer pessoalmente o teste de detecção para o novo coronavírus, desenvolvido por pesquisadores da Universidade e que representa um resultado prático desse investimento via emendas nos projetos de contenção da pandemia.

Saiba mais sobre os projetos de combate à Covid e os projetos de extensão apoiados com recursos de emendas parlamentares.