Página inicial > Notícias > Entidades pedem recomposição do orçamento de pesquisa e ensino

Entidades pedem recomposição do orçamento de pesquisa e ensino

Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 16h30

Com o objetivo de alertar sobre as consequências da redução continuada de recursos destinados à ciência, à tecnologia e à inovação e reiterar a importância da recomposição do orçamento reservado à pesquisa no PLOA 2021, mais de uma centena de entidades científicas, universidades comunitárias e públicas e instituições de pesquisa assinam coletivamente uma carta aberta remetida às e aos parlamentares.

A carta alerta que, caso não haja significativo reforço nos recursos do orçamento do próximo ano, a ciência brasileira sofrerá sérios impactos, afetando o funcionamento das instituições de pesquisa, das universidades, sucateando laboratórios e estimulando o êxodo de pesquisadoras(es) -- a chamada “fuga de cérebros”. As consequências negativas serão sentidas não apenas nas áreas acadêmicas, mas também na indústria, na economia, na saúde e na qualidade de vida de toda a população brasileira.

As entidades defendem que, na crítica conjuntura de crise sanitária, social e econômica na qual se encontra o país, é fundamental que o orçamento acompanhe o que está sendo feito em todos os países desenvolvidos e, portanto, destine mais recursos para a ciência, tecnologia e inovação na proposta orçamentária para 2021 (PLOA 2021).

Confira o documento na íntegra.

Informações atualizadas
(18/12/2020)

No dia 17 de dezembro, a Câmara dos Depudatos aprovou, por 385 votos a 18, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 135/2020 que estabelece a liberação total dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), considerada a principal ferramenta de financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação do país. O projeto, que proíbe o contingenciamento futuro de recursos do Fundo, seguirá agora para sanção presidencial.