Página inicial > Notícias > Equipe da UFABC recebe menção honrosa por inovação tecnológica em competição de aerodesign

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2011, 14h18
Uma das equipes que representaram a UFABC na competição Aerodesign 2011, a Harpia, recebeu menção honrosa em melhor inovação tecnológica na disputa que terminou no último domingo. A escolha ocorreu devido ao desenvolvimento de um sistema de aviso de stall e às inovações tecnológicas introduzidas na hélice.

dsc_0027-1A Equipe Harpia desenvolveu uma hélice com passo reversível, que permitia ao protótipo utilizar menor espaço da pista para pousar, e também um sistema de aviso de stall baseado em um sensor pitot, responsável por alertar o piloto da aeronave em relação à velocidade mínima para que o avião tenha sustentação, podendo assim pousar a aeronave com a menor velocidade possível.

Em 13 anos de existência da competição no Brasil, é a primeira vez que uma equipe utiliza estes sistemas.Como ocorre todo ano, São José dos Campos foi a cidade-sede do evento. Os participantes competem em três classes diferentes: regular, aberta e micro. Cada classe tem especificações técnicas e limitações impostas pelo regulamento diferentes. A equipe Harpia participou na classe regular enfrentando representantes da UFMG, UFU, ITA, USP e UNESP, entre outras, com total de 97 equipes e 1419 estudantes inscritos.

Os alunos da UFABC que participaram pela primeira vez do torneio ficaram reunidos na equipe Harpia Pampers 5000, que também disputou o título na classe regular. A pretensão de Wilian Campesato, capitão da Harpia, é aprimorar os trabalhos para a competição do ano que vem nas duas equipes.

"O avião deste ano é bem diferente do modelo do ano passado. Todo ano algumas regras e exigências mudam, criando novos desafios", explica Campesato, que ainda acha cedo para vislumbrar o título de campeão da competição. "As equipes vencedoras geralmente têm mais de dez anos de experiência. Mas é este título que pretendemos conquistar futuramente e estamos avançando nesse sentido.", afirma. Os alunos das duas equipes realizarão uma apresentação ainda sem data definida sobre a competição deste ano em que falarão da possibilidade de entrada de novos membros nas equipes no campus de Santo André em novembro.

26/10/2011