Página inicial > Notícias > Equipe universitária de futsal conquista título inédito

Equipe universitária de futsal conquista título inédito

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 12h35

A equipe masculina de futebol de salão da Axis (Associação Atlética Acadêmica XI de Setembro - Universidade Federal do ABC) alcançou o lugar mais alto no pódio do Novo Desporto Universitário (NDU). O ouro veio na vitória sobre a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) por 6 x 4 (assista aqui). A final aconteceu no Centro Poliesportivo Joaquim Cambaúva Rabello em São Caetano do Sul, no último domingo (26/6).

À frente de outras 65 agremiações, em cinco divisões, os meninos da UFABC levantaram a taça da Série A pela primeira vez desde 2012, ano em que ingressaram na competição. “Neste momento, é o título mais importante que existe e que poderíamos conquistar. Significa demais para nós como modalidade e para a Atlética ter mais reconhecimento entre alunos novos que se interessarem pelos esportes.”, diz o ala Gabriel Clint, mestre em materiais e bacharelando em química.

equipe universitaria de futsal conquista titulo inedito foto

O futsal masculino da Axis havia conquistado o vice-campeonato do NDU e os títulos da Série B e C do mesmo torneio anteriormente. A temporada atual começou em 2020, entretanto foi interrompida devido à pandemia de COVID-19. Gabriel detalha as dificuldades durante o período de afastamento: “Nesses quase dois anos em casa, fazíamos um treino físico on-line, às vezes algum tipo de estudo dos nossos jogos, mas ficamos sem contato com bola.”

Na retomada em 2022, a equipe da UFABC fez campanha invicta (6 triunfos e 2 empates), ainda que em desvantagem de condicionamento: “A maioria dos times universitários, principalmente da primeira divisão, treina de duas a três vezes por semana e nós ainda estamos treinando apenas uma vez. Agora com a volta do ginásio, treinaremos duas”, complementa Clint.

Uso do Poliesportivo

A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP) liberou o Ginásio Poliesportivo do Campus Santo André da UFABC para uso da comunidade universitária após adequações realizadas pela Prefeitura de Santo André. O espaço foi cedido temporariamente ao governo municipal para ações de combate à pandemia, como a instalação de um hospital de campanha.

Organizações que queiram utilizar o espaço, devem entrar em contato com a Seção de Esportes e Lazer.

equipe universitaria de futsal conquista titulo inedito foto ginasio ufabc