Página inicial > Notícias > Escola de Física aborda mistérios da ciência e origem do universo

Escola de Física aborda mistérios da ciência e origem do universo

Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2009, 08h38
A edição deste ano da Escola de Física, encerrada na última sexta (11), abordou desde temas de grande potencial tecnológico até aspectos relativos aos grandes mistérios da ciência moderna. Os cursos e palestras que integraram a escola nos seus quatro dias de duração trataram da origem do universo e da cosmologia moderna, bem como os mistérios da mecânica quântica e a tecnologia dos detectores de partículas usados em experimentos de física de partículas, entre outros assuntos.

Os palestrantes convidados eram pesquisadores de renome internacional, segundo o comitê organizador. Eles mostraram trabalhos de física que vão desde os estudos teóricos, passando por inovações da nanotecnologia, até aplicações na área de biologia. "Acredito que o evento alcançou seu principal objetivo, que foi propiciar aos participantes uma visão ampla sobre as possíveis aplicações da física e sobre as múltiplas facetas da física como ciência teórica, experimental e aplicada", afirmou o professor Alysson Ferrari, um dos membros do comitê organizador.

O conteúdo ministrado durante o evento está relacionado às linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em Física da universidade: Física da Matéria Condensada; Física das Partículas Elementares e Campos; Gravitação, Cosmologia e Astrofísica; e Sistemas Nanoestruturados e Informação Quântica. Os estudantes participantes também apresentaram seus trabalhos na forma de pôsteres.

16/9/2009