Página inicial > Notícias > Escola Preparatória da UFABC completa 10 anos com livro comemorativo

Escola Preparatória da UFABC completa 10 anos com livro comemorativo

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 14h48

Para comemorar uma década da Escola Preparatória da UFABC, o pró- reitor de Extensão e Cultura, professor Leonardo Steil, organizou a produção do livro “Sonhar. Educar. Transformar. Escola Preparatória da UFABC 10 anos!”. A obra traz relatos dos idealizadores do projeto, estudantes e professores. O epílogo da publicação afirma que “A Escola Preparatória da UFABC tem ajudado a Universidade Federal do ABC a cumprir os compromissos diante da sociedade que a cerca, fortalecendo os vínculos com aqueles que mais precisam do seu impacto”.

A Escola, que começou com 50 alunos, atendeu até hoje mais de 4 mil pessoas e mobilizou cerca de 400 alunos de graduação e pós-graduação que ajudaram a dar uma oportunidade de preparo para o ingresso de jovens e adultos no ensino superior. O projeto surgiu quando os alunos Bruna Santos, Júlio Carvalho, Nathália Simone e Rodrigo Oliveira ouviram comentários negativos em relação à chegada da UFABC na região. Esse fato os motivou a criar algo que gerasse impacto social.

Eles tinham em comum o interesse pela educação e o fato de terem passado pela experiência de cursinhos preparatórios para vestibulares. Esse contexto despertou neles a percepção do quão mais difícil é o processo de ingresso em uma universidade para quem não pode arcar com os gastos de um curso preparatório.

Evento

O lançamento do livro aconteceu na última sexta (29/11), no campus Santo André, e contou com a presença do reitor Dácio Matheus, que destacou o compromisso da UFABC em promover a inclusão da comunidade no ensino público superior de qualidade. “A Escola Preparatória auxilia nossa população: os jovens e todos aqueles que têm a intenção de entrar em uma universidade. Além disso, prepara a nossa própria comunidade interna para receber esse público”, ressaltou o reitor.

Leonardo Steil, Pró-Reitor de Extensão e Cultura (PROEC),relembrou quando em 2009 foi procurado pelos alunos para auxiliá-los no projeto. “Quando eles chegaram com a ideia, eu disse uma coisa que eu sempre falo ‘eu não gosto de cursinhos, eu não acho certo e acho que não deveriam existir’. Acredito que a educação básica deveria ser de qualidade suficiente para que todos tivessem a mesma condição de ingressar em uma universidade e, mais ainda, que houvesse vagas suficientes para que não existisse competição para entrar no ensino superior.”

05 12 19interna

Nesses 10 anos da Escola Preparatória, Steil afirmou que se envolveu cada vez mais em Extensão, campo que se tornou seu objeto de pesquisa e o transformou enquanto professor. “Sou muito grato por essa oportunidade, pois justamente pela minha formação como químico eu nunca tive essa oportunidade de ter qualquer contato com a Extensão”, afirmou Steil.

Ao final, o Pró-Reitor agradeceu à equipe da PROEC pelo apoio e suporte para fazer com que a Escola Preparatória pudesse existir e ajudar tantas pessoas a realizarem o sonho de ingressar no ensino superior.

Para mais informações, clique aqui

Texto: Cinthia Guimarães
Fotos: Samuel Obaiassi