Página inicial > Notícias > Estudante de mestrado em Ciências Humanas e Sociais da UFABC ganha Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 10h21

A estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC (PPG-CHS), Vanessa Ramos, é uma das produtoras da reportagem "Mortes, sequelas e trabalho exaustivo: o rastro da covid-19 em grandes frigoríficos" que foi premiada em 2º lugar na categoria Especial na 38ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.

Na foto, a estudante Vanessa Ramos, uma das vencedoras da trigésima oitava edição do prêmio direitos humanos de jornalismo, olha para frente, ao lado dela, um monitor de computador exibe um site com a reportagem por ela produzida

Na foto, a estudante Vanessa Ramos. Créditos: Luiz Carvalho.

Além de Vanessa, a matéria também é assinada por Daniel Giovanaz e Renan Xavier. Os repórteres contaram histórias de vítimas de acidentes nos locais de trabalho, em decorrência do aumento de ritmo de produção durante a pandemia. E entrevistaram familiares de mortos por covid-19 na indústria da carne.

A matéria premiada traz dados atualizados sobre o setor da alimentação no Brasil e ressalta as campanhas promovidas pela Contac-CUT, CNTA Afins, Rel-Uita, federações e sindicatos em todo Brasil contra a precarização das condições de trabalho.

"Minha formação acadêmica desde a especialização e, agora, no mestrado, preparou meu olhar para além do campo do jornalismo. Meus aprendizados e trocas com um corpo docente altamente qualificado e engajado tem me permitido aprofundar minhas experiências também a partir da pesquisa científica. O prêmio resulta certamente desse conjunto de fatores potencializado na minha prática de reportagem", afirma Vanessa.

De acordo com estimativas da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac-CUT), em julho de 2020, ao menos 25% dos 540 mil trabalhadores do setor de abate e processamento de frangos, suínos e bovinos já haviam se contaminado com a covid-19.

No dia 10 de dezembro, que marca os 73 anos da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, será realizada a cerimônia virtual de premiação. A ocasião reunirá convidados do Brasil e do exterior, promotores e vencedores.

O prêmio, organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil-RS, Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS, União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e o sindicato sueco Union to Union, recebeu ao todo 209 inscrições.

Além de cursar o programa de Ciências Humanas e Sociais da UFABC, Vanessa atua como jornalista e se especializou em Direitos Humanos, Diversidade e Violência também na UFABC. A estudante integra, ainda, o Grupo de Pesquisa em Segurança Pública, Violência e Justiça (SEVIJU), coordenado pela professora doutora Camila Caldeira Nunes Dias, docente que orienta sua pesquisa.

A reportagem especial premiada pode ser acessada em: Mortes, sequelas e trabalho exaustivo: o rastro da covid-19 em grandes frigoríficos

Conheça os ganhadores da 38ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.