Página inicial > Notícias > Estudantes de graduação da UFABC tem trabalho de disciplina publicado em conceituada revista de Física

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 14h43

Um grupo de alunos de graduação da UFABC conquistou, recentemente, a aprovação e publicação de seu trabalho produzido para a disciplina Fenômenos Ondulatórios, em modalidade remota, na “Revista Brasileira de Ensino de Física”, uma importante e reconhecida publicação da área.

O professor Antonio A. R. Neves, que ministrou a disciplina, ressalta que o grupo “obteve tanto sucesso na elaboração e execução de seu experimento usando as ferramentas encontrada a disposição, que decidiram submeter o trabalho e foi aceito”. O professor lembra, ainda, que “são raríssimos os casos onde os trabalhos de alunos de graduação levam a publicações científicas em revistas importantes”.

O trabalho, sob o tema “Experimental study of coupled oscillations on a Slinky Wilberforce pendulum”, desenvolvido pelos alunos Enesio Marinho da Silva, Pedro Gonçalves Queiruga e Vinícius dos Passos de Souza, se encontra disponível gratuitamente neste link. Nele, os discentes estudam experimentalmente os movimentos do pêndulo de Wilberforce utilizando materiais de fácil acesso, como uma mola de brinquedo Slinky.