Página inicial > Notícias > Evento aborda o desenvolvimento da política linguística universitária

Evento aborda o desenvolvimento da política linguística universitária

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 17h25

A Universidade Federal do ABC (UFABC), por meio da Divisão de Idiomas do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), convida toda a comunidade acadêmica a participar de rodas de conversa para discutir o desenvolvimento de uma Política Linguística Universitária concreta, democrática e pautada nos princípios de inclusão e acessibilidade.

Serão dois dias de evento, em ambos os campi da universidade:

Campus São Bernardo do Campo

Dia: 09/08/2023

Local: Hall/Copa do Bloco Beta

Campus Santo André

Dia: 10/08/2023

Local: Foyer do Bloco C (Bloco da Biblioteca)

Os eventos terão o formato World Café e os temas a serem abordados incluem:

• Mapeamento do perfil linguístico da comunidade universitária e suas demandas por inclusão nos serviços;
  • O papel de um Departamento de Idiomas dentro da universidade pública na garantia dos direitos linguísticos de sua comunidade;
  • Estratégias e ações de coordenação e diálogo entre as Politícas Linguísticas e de Internacionalização universitárias;
  • O entendimento da universidade sobre a linguagem inclusiva e os espaços que ela ocupa na comunicação institucional;
  • Visibilização das demandas por letramentos (digital, acadêmico, pedagógico) e seu papel na produção de literatura acadêmica;
  • Estratégias e ações para a promoção do acesso democrático à proficiência lingúistica, incluindo o mapeamento e alinhamento das demandas por cursos, testes de nivelamento e provas de proficiência.

Ajude a construir uma universidade mais inclusiva e democrática, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da Instituição!

Texto: Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas - NETEL UFABC. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI UFABC.

Marcador(es):