Página inicial > Notícias > Evento no MEC oficializa recondução de Dácio Matheus ao cargo de reitor da UFABC

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 15h12

Na última sexta-feira, 3 de junho, aconteceu a cerimônia que oficializou a recondução do professor Dácio Roberto Matheus ao cargo de reitor da Universidade Federal do ABC, para o período de 2022 - 2026.

A solenidade aconteceu em modalidade híbrida e os atos protocolares foram conduzidos no Gabinete do Ministério da Educação (MEC), contando com participação presencial das autoridades do MEC, o Ministro, Victor Godoy, o Secretário de Educação Superior (SESU), Wagner Villas Boas e o secretário executivo do MEC, José Barreto Junior.  Como convidada do reitor, também esteve, presencialmente, na solenidade a atual presidente da CAPES, Claudia de Toledo.

solenidade posse reitor ufabc dacio matheus mec 03

Dácio Matheus participou remotamente da solenidade, que teve duração aproximada de 30 minutos. A cerimônia contou com os devidos atos protocolares, incluindo assinatura, em tempo real, do termo de recondução ao cargo, um momento de fala do reitor já reconduzido ao cargo e, na sequência, o pronunciamento da autoridade máxima do MEC.

solenidade posse reitor ufabc dacio matheus mec 02

Em seu discurso, Dácio Matheus agradeceu pela recondução ao cargo e mencionou seu contentamento com o processo de sua nomeação que referendou,dentro dos prazos estipulados e sem quaisquer intercorrências, a escolha da comunidade universitária da UFABC.

Diante dos recentes e intempestivos bloqueios orçamentários que acometeram as Universidades Federais de todo país, Dácio também aproveitou o momento de seu discurso para registrar às autoridades do MEC a grande preocupação com a situação de cortes que impactam, desde já, o planejamento de pagamento de serviços e bolsas na Universidade. Após a fala do Reitor, a palavra foi assumida pelo ministro, que parabenizou Dácio pela recondução e acolheu as preocupações colocadas pelo dirigente da UFABC, mencionando que se manterá atento às condições orçamentárias das instituições federais de ensino superior e em contato com reitoras e reitores da IFES.

solenidade posse reitor ufabc dacio matheus mec 01

A solenidade também foi prestigiada remotamente  pelo, então, vice-reitor da UFABC, professor Wagner Carvalho, pela atual vice-reitora da Universidade, Mônica Schröder, e por pró-reitoras e pró-reitores da instituição.

Nova gestão e solenidade na UFABC

Na última terça-feira, já reconduzido ao cargo de reitor, Dácio Matheus nomeou a professora Mônica Schröder como vice-reitora da UFABC. A expectativa é que ao longo deste mês de junho a equipe de gestão seja integralmente formalizada.  Conforme já anunciado, no dia 24 de junho, às 15h30, acontece, no campus de Santo André da Universidade, a solenidade festiva de recondução ao cargo de reitor e de posse da vice-reitora.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Fotos: Luis Fortes/MEC