Página inicial > Notícias > Evento de iniciação científica em versão virtual reúne centenas de trabalhos

Evento de iniciação científica em versão virtual reúne centenas de trabalhos

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 22h49

Em edição totalmente virtual, terminou em 13 de novembro o X Encontro de Iniciação Científica, XIII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 15º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Os conteúdos se dividiram em eixos temáticos que abordaram as áreas de Energia, Processos de Transformação, Simulação e Representação, Comunicação e Informação, Estrutura da Matéria, além de diversas subdivisões de Humanidades.

Quase 600 trabalhos foram submetidos no formato de resumo e videopôsteres. Houve 263 inscrições para as apresentações virtuais em 59 sessões técnicas. O evento contou com atividades ao vivo, webinares, salas de discussões e sessões em videoconferências, nas quais os expositores tiveram 10 minutos para apresentação dos trabalhos e interação com a comunidade. O material gravado ficará disponível até 27 de novembro de 2020 e a parte que contou com transmissão ao vivo está disponível em canal da UFABC no Youtube.

Na abertura do evento, a pró-reitora de Pesquisa da UFABC, Sônia Maria Malmonge, lembrou do ineditismo da realização em modo virtual e da expectativa de que esse cenário representaria um estímulo para o recebimento de projetos com ganhos de criatividade. Ela reiterou a importância da iniciação científica na formação dos alunos, especialmente para o aprimoramento da capacidade de buscar conhecimento e soluções em uma futura carreira profissional. Segundo ela, trata-se também de oportunidade para estudantes de diversas instituições trocarem experiências e incorporarem críticas e sugestões no desenvolvimento de suas pesquisas.

2011 ic

Mais informações e acessos aos conteúdos estão disponíveis na página do evento.