Página inicial > Notícias > Extensão inicia primeiro Lato Sensu para gestores de educação

Extensão inicia primeiro Lato Sensu para gestores de educação

Publicado: Quinta, 17 de Abril de 2008, 14h49

A aula inaugural do primeiro curso de pós-graduação Lato Sensu da UFABC ocorreu nesta quinta-feira (12/04), na unidade Santa Adélia. As boas-vindas aos 90 professores e gestores de educação da rede municipal de ensino público matriculados no curso foram dadas formalmente pelo reitor Luiz Bevilacqua, pelo pró-reitor de Extensão, Jeroen Klink e pela secretária municipal de educação e formação profissional, Cleusa Repulho.

Ao abrir as atividades, o professor Jeroen relembrou a trajetória de trocas de idéias e negociações que deu origem ao curso e enfatizou o caráter inovador da proposta de conteúdo, que procura ir além das questões de gestão intra-escolar. O objetivo do curso é inserir a escola nas transformações da sociedade, promovendo uma articulação de conhecimentos multi e interdisciplinares para proporcionar ao gestor um olhar mais amplo e aprofundado sobre questões que os desafiam diariamente como por exemplo, o uso de drogas, mercado de trabalho para o jovem, impacto das novas tecnologias na aprendizagem, entre outros.

Para o professor Bevilacqua a fusão de conhecimentos é imprescindível para os educadores conseguirem adequar o sistema de ensino às complexas mudanças do mundo na mesma velocidade que elas acontecem. “Isso exige de nós cada vez mais criatividade, flexibilidade e ousadia. Por isso, saiam dos trilhos, tenham coragem de fazer diferente”, recomendou o reitor. Ele também chamou a atenção dos educadores para um fenômeno mundial que é a dificuldade atual do professor conseguir transmitir a alegria de conhecer. “Vivemos em uma sociedade de consumo. O encanto pelo saber, pelo conhecer precisa ser estimulado”, completa.

A secretária municipal de educação e formação profissional, Cleusa Repulho, manifestou a emoção de ver um sonho antigo sendo concretizado com a UFABC. Também parabenizou os professores da rede municipal pela disposição em voltarem aos bancos da escola para reciclarem seus conhecimentos e, desta forma, qualificarem ainda mais o ensino prestado em Santo André.

Os alunos tiveram sua primeira aula, proferida pela Professora Doutora da Unicamp, Agueda Bittencourt. Abordando o tema: “Universidade e escola pública: uma relação delicada”, a educadora mostrou como a lógica que motivou o desenvolvimento da escolarização no Brasil favoreceu mais o avanço do ensino superior, especialmente a pós-graduação, do que o ensino fundamental, que ainda representa um grande desafio de universalização e qualificação. Com base nesse contexto, procurou mostrar como a universidade depende da formação dada pela escola pública e de que forma a universidade pode contribuir para o melhor desenvolvimento do ensino fundamental, a exemplo do que representa esse curso oferecido pela Extensão para os gestores de educação de Santo André.

Esse primeiro curso de pós-graduação Lato Sensu da UFABC, initulado “Diálogos de saberes para a Ação Cidadã” terá duração de 15 meses – 12 de aulas, três de elaboração de trabalho de conclusão, numa carga horária total de 450 horas.

A aula inaugural, que ocorre na unidade da Rua Santa Adélia, contará também com a presença do reitor, Luiz Bevilacqua, do pró-reitor de Extensão, Jeroen Klink, e da secretária municipal de educação e formação profissional, de Santo André, Cleusa Repulho.

UFABC