Página inicial > Notícias > Fenômeno teoricamente previsto em estudo da UFABC é confirmado em artigo publicado na Nature Communications

Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2010, 11h07
Artigo publicado na revista Nature Communications que relata experimento sobre o fenômeno da mudança súbita do comportamento de correlações quânticas sob decoerência confirmou as previsões teóricas de grupo de pesquisa da UFABC. Neste estudo, o aluno de doutorado Jonas Maziero e o pesquisador de pós-doutorado Lucas C. Céleri, liderados pelo professor Roberto Serra, explicaram a dinâmica das correlações clássica e não-clássica (como as medidas pela chamada discórdia quântica) em um sistema quântico aberto.

O domínio das correlações quânticas é um desafio-chave na Teoria de Informação Quântica, cujas aplicações futuras podem levar a computadores com senhas impossíveis de serem quebradas por um programa espião, por exemplo. A realização de computação quântica em grande escala esbarra no processo conhecido por decoerência – alterações que tornam paulatinamente o sistema menos quântico. O trabalho da UFABC, agora confirmado experimentalmente na Nature Communications, é um dos primeiros a tratar tais correlações gerais em um cenário físico real, no qual ruídos inevitáveis estão presentes.

"A verificação experimental de fenômenos preditos teoricamente é fundamental para o desenvolvimento de novas teorias e o avanço da ciência. Podemos também dizer que uma das aspirações dos cientistas que trabalham com teoria é ver seus achados sendo testados e, de preferência, confirmados em laboratório. Quando isso acontece em uma revista de grande impacto como as do grupo Nature, nós, cientistas teóricos, ficamos muito orgulhosos" afirma o Professor Serra.

O grupo de Informação Quântica da UFABC, em parceria com o grupo de ressonância magnética nuclear (NMR) do IFSC-USP, liderado pelos Profs. Eduardo de Azevedo e Tito Banagamba, realizou recentemente a primeira medida experimental de correlações não clássicas no contexto de NMR (e-print arXiv:1004.0022). Resultado que abre novos caminhos para o processamento de informação quântica em NMR. No momento, ambos os grupos estão engajados em novos experimentos que exploram o comportamento peculiar de correlações no mundo quântico.

Os estudos realizados pelos pesquisadores da UFABC são financiados pela FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Informação Quântica (INCT-IQ).

Assessoria de Comunicação e Imprensa