Página inicial > Notícias > Gestores da UFABC se reuniram nesta terça-feira (11/10) com autoridades policiais para discutir ações de segurança pública no entorno do campus

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 17h01

Na manhã desta terça-feira (11/10/2022), no Campus de Santo André, gestores da UFABC se reuniram com autoridades do comando da Polícia Militar e com investigadores da Polícia Civil para discutir ações imediatas e melhorar a segurança pública no entorno da Universidade neste município e para apurar detalhadamente os relatos de assaltos que acometeram membros da comunidade universitária na noite de segunda-feira (11/10/2022), notificados via redes sociais.

Durante a conversa, os agentes de segurança indicaram que, até aquele momento, não haviam sido registrados boletins de ocorrência informando este aumento no número de assaltos nos arredores da Universidade. De qualquer forma, houve a indicação de que o policiamento no entorno da UFABC será imediatamente reforçado, somando-se às medidas estratégicas já implementadas pelas forças de segurança pública.

No sentido de garantir mais efetividade ao planejamento e à execução das ações de segurança pública, incluindo as rondas policiais no entorno da Universidade em diferentes horários, as autoridades reforçaram a necessidade de sempre se registrar boletins de ocorrências em situações desta natureza.

gestores da ufabc se reuniram nesta terca feira 11 10 com autoridades policiais para discutir seguranca publica no entorno do campus

Registro da reunião entre equipe da UFABC e autoridades de segurança pública local.

Registro de ocorrências na UFABC

Desde 2017, a UFABC dispõe de um número de emergência para receber alertas de ocorrências dentro da instituição e em áreas limítrofes. O número 3356-7007 (o ramal 7007 para ligações internas) recebe chamadas em regime 24 horas, para casos que vão desde pessoas com mal estar até qualquer episódio de acidente ou incêndio, incluindo as ocorrências de segurança pública.

Ademais, nos dois campi da UFABC, há computadores conectados à internet em locais de grande circulação, exclusivamente disponíveis à toda comunidade para formalização de ocorrências. Em Santo André, o computador está localizado no Piso Vermelho do Bloco A. Em São Bernardo do Campo, o dispositivo opera no Saguão do Bloco Alfa I.

Além disso, a equipe de segurança patrimonial dos campi dispõe de instrumento próprio para registro de ocorrências. Mesmo tendo ocorrido fora do campus, este registro é importante para garantir informações a serem reportadas às forças de segurança pública.

O que fazer em caso de ocorrência?

• Acione, com a máxima brevidade, o 190.
  • Não deixe de registrar o Boletim de Ocorrências. Caso a ocorrência ocorra no entorno dos campi da Universidade, informar no Boletim de Ocorrências.
  • Caso a ocorrência ocorra na UFABC ou no entorno dos campi, você ainda pode informar a equipe de segurança comunitária da Universidade*:
    • por meio do número 3356-7007 ou do ramal 7007,
    • ou por registro no livro de ocorrências

*Nossa equipe também está em contato com as forças de segurança pública nos municípios.

Circulação de notícia falsa

Ainda a partir das postagens e prints que circularam nas redes sociais entre segunda e terça-feira (10 e 11 de outubro), também surgiu uma notícia falsa relatando a ocorrência de um “arrastão” que teria vitimado “cerca de 64 alunos” da UFABC. Em nota à imprensa, a Reitoria da Universidade desmentiu oficialmente essa informação e afirmou que “mantém constante interlocução com os responsáveis pela segurança pública dos municípios em que a Universidade está localizada sediando, inclusive as reuniões do Conselho Comunitário de Segurança - Conseg.