Página inicial > Notícias > Graduando obtém prêmio em evento da Sociedade Brasileira de Física

Graduando obtém prêmio em evento da Sociedade Brasileira de Física

Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 11h25

O aluno Daniel de Martini Rivera Ferreira (Engenharia Aeroespacial e Física) conquistou o Prêmio de Melhor Pôster da Área Temática Correlated Electron Magnetism no Encontro de Outono (EOF) 2022 da Sociedade Brasileira de Física, ocorrido de 10 a 14 de abril em São Paulo. O trabalho vencedor, “Structural, electronic and magnetic properties of Feo, a DFT+U approach”, trata de como a interação dos elétrons entre si e com os núcleos atômicos resultam nas propriedades dos materiais que observamos no nosso cotidiano. Além do estudante, participaram da elaboração do conteúdo os professores da UFABC Ana Melva Champi Farfan, Luís Henrique de Lima e Lucas Almeida Miranda Barreto, além de Pedro Paulo de Mello Venezuela da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Trata-se de conhecimento inserido no campo da física da matéria condensada, no qual a escala dos sistemas leva, em muitos casos, ao uso da Mecânica Quântica para descrever, por exemplo, se um sistema conduz eletricidade ou não. De acordo com resumo elaborado por Daniel, a complexidade teórica e de se lidar com sistemas de muitos átomos exige simplificações que podem levar a contradições em resultados experimentais.

Ele mostrou no pôster o caso do Óxido de Ferro II (FeO) que, previsto como condutor quando aplicadas as simplificações à teoria Quântica, experimentalmente se apresenta como isolante. Considerando as interações locais entre elétrons provocadas pelo eletromagnetismo, Daniel apresentou uma correção à teoria* e consequente previsão do composto como isolante, ou seja, em conformidade com o que se observa nos experimentos. Segundo o estudante, o resultado representa uma contribuição para a descrição da superfície do Óxido de Ferro II, cujo estudo permanece como um problema em aberto na Física.

Consulte o resumo do trabalho, desenvolvido pelo estudante Daniel de Martini Rivera Ferreira (pdf).

*Desenvolvida pelo físico italiano Matteo Cococcioni.