Página inicial > Notícias > Grupo de alunos da UFABC vence maratona de programação

Grupo de alunos da UFABC vence maratona de programação

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2011, 12h37
Os alunos do mestrado em Ciência da Computação Cleber Silva Ferreira da Luz, Eduardo Batista Gomes Moreira e Omar La Torre Vilca foram campeões da maratona de programação paralela no ERAD-SP.
Eles desenvolveram um programa para rodar em cluster.  O desafio era traçar o trajeto de um caixeiro viajante fictício de modo que ele passasse por todas cidades, na menor distância e no menor tempo possíveis.
Os competidores tiveram um mês para desenvolver o programa. O evento teve como sede a cidade de São José dos Campos, entre os dias 27 e 29 de julho. Eles utilizaram MPI e Pthreads, que são padrões de desenvolvimento de computação paralela visando alto desempenho.

"No ano que vem, em Campinas, pretendemos participar também. Também queremos estar em campeonatos em que o programa é desenvolvido no mesmo dia, com poucas horas de prazo", contou Eduardo Moreira.